Rio Grande do Sul – Painéis abordam laicidade do Estado e ensino religioso nas escolas

7467aed067fe8f67297be85470759bc6tn-960×720

Rio Grande do Sul – Painéis abordam laicidade do Estado e ensino religioso nas escolas

O seminário Diálogo sobre Diversidade Religiosa no RS, promovido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o Comitê Estadual de Diversidade Religiosa, levou dezenas de pessoas ligadas ao tema ao Ritter Hotel para participarem dos painéis Laicidade do Estado e Ensino Religioso nas Escolas (Maio de 2014)
 
Tema considerado fundamental para a promoção do respeito e da tolerância, a Laicidade do Estado como principal forma de garantir também a diversidade religiosa foi abordada pelo juiz de direito e antropólogo social Roberto Arriada Lorea. Depois do painel, os participantes realizaram uma rodada de perguntas.
 
O segundo tema discutido  foi o Ensino Religioso nas Escolas. O professor de História da UFRGS Francisco Marshall defendeu que se considerasse não o ensino religioso, mas, sim, o ensino de antropologia das religiões, em que se explicaria as religiões a partir de seu quadro histórico, sem fazer uso de suas argumentações para tentar aculturar os jovens.
 
As religiões são projeções das condições de vida, fruto das relações de cada um. No momento em que um grupo impõe que uma religião é a verdade, tem início o conflito social que vai influir na liberdade de cada um e na sociedade em geral, por inibir outras religiões, justificou Marshall.
 
O seminário Diálogo sobre Diversidade Religiosa no RS encerra  com a palestra Magna do teólogo e filósofo Leonardo Boff.
Publicado originariamente em 22 de maio de 2014.
/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image