Rio Grande do Sul – Smed promove formação para professores de ensino religioso

ebecbc3def190684b5f2a6fb1b72ccfetn

Rio Grande do Sul – Smed promove formação para professores de ensino religioso

Encerrou na tarde desta terça-feira (13 de setembro de 2007), com a realização de uma mesa temática de diálogo inter-religioso, o curso de formação “Culturas e Tradições Religiosas”, destinado aos professores de ensino religioso das escolas da rede municipal. A iniciativa integra o Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, e teve a participação de 40 professores de 27 instituições de ensino. No total, o curso teve cinco encontros, iniciando em 16 de agosto e culminando com este diálogo inter-religioso, forma esta considerada um dos caminhos da educação para a paz, segundo a UNESCO. O evento foi realizado na Acigra.

A secretária municipal de Educação, Romi Leffa Cardoso, destacou a importância desta formação, à medida que oferece uma reflexão sobre o trabalho dos professores nas escolas. Ela enfatizou, ainda, que a presença de diversas religiões neste último encontro do curso demonstra que é possível a construção de uma escola que acolha a todos, sem olhar para as diferenças. “Na diversidade, estamos na busca permanente do objetivo primeiro, que é a paz”, disse. Iehuda Gilteman, do Centro Israelita de Porto Alegre, foi um dos palestrantes desta tarde. Representante do judaísmo, ele destacou que uma das melhores formas de se promover a paz é realizar uma mesa de discussões com todas as religiões, como a executada nesta formação.

O Frei Flávio Guerra, da Igreja Católica Apostólica Romana, salientou que Deus está em todas as pessoas e em todas as religiões. “Acolher a todos de braços abertos é espalhar a paz pelo mundo”, afirmou. Além de Guerra e Gilteman, palestraram Carlos Renato Amaral, do Espiritismo Kardecista; Isaura Martins Chiavaro, professora preletora master da Seicho-no-iê do Brasil (Associação local da Morada do Vale I); Raquel Rech, do Centro de Estudos Budistas Bodisavta – Caminho do Meio; Shane Latham, da Comunidade Cristã de Gravataí; José Carlos dos Santos, do Conselho dos Cultos Afro-umbandistas de Gravataí (Concaugra). A finalidade da formação desenvolvida pela Smed é levar os educadores da rede ao exercício de conhecer e aprofundar as questões que perpassam o novo ensino religioso, visando o diálogo inter-religioso.

Publicado originariamente em 15 de dezembro de 2013.

 

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image