Rio Grande do Sul – V Simpósio de Ensino Religioso

7467aed067fe8f67297be85470759bc6tn-960×720

Rio Grande do Sul – V Simpósio de Ensino Religioso

Ocorrerá na Faculdades EST em São Leopoldo/RS entre os dias 29 e 31 de maio de 2008 o V SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO. Uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão e Grupo de Pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa. Para maiores informações: www.est.edu.br ou (051) 2111-1486.Grupo de Pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa e Pró-Reitoria de Extensão da FACULDADES EST PROMOVEM V Simpósio de Ensino Religioso

Objetivo: Refletir sobre a diversidade e a identidade religiosas na perspectiva da prática cotidiana do Ensino Religioso na escola.

Público-alvo Professores e professoras de Ensino Religioso, educadores e educadoras sociais e populares, pesquisadores e pesquisadoras e outras pessoas interessadas na área de religião, educação e diversidade.

Local e data do evento Auditório da FACULDADES EST, nos dias 29 a 31 de maio de 2008, com início no dia 29/05/2008 às 08 horas e encerramento no dia 31/05/2008 às 12 horas. Carga horária

30 horas Investimento R$ 60,00 (público em geral) R$ 40,00 – para estudantes e docentes da FACULDADES EST

Onde fazer a inscrição FACULDADES EST – Rua Amadeo Rossi, 467 – Caixa Postal 14 – Morro do Espelho – 93001-970 – São Leopoldo/RS – Tel. (51) 2111-1486. Maiores informações no e-mail: simposioer@est.edu.br.

Prazo de inscrição: 20/05/2008 ou enquanto houver vagas.

Organização do programa O Simpósio estará organizado em três blocos de trabalho: A) painel e palestras; B) espaços pedagógicos e C) comunicações.

A – Painel e palestras Haverá um painel intitulado FACULDADES EST e Espaço da Diversidade, integrado pela Profª Dra. Marga Janete Stroeher (coordenadora do Núcleo de Gênero e pró-reitora de graduação da FACULDADES EST), pela Profª Ms. Selenir Gonçalves Kronbauer (coordenadora do Grupo Identidade da FACULDADES EST) e pela Profª Ms. Cledes Markus (integrante do COMIN), estando a reação ao encargo do Prof. Dr. Remí Klein, docente da FACULDADES EST. Uma palestra pública será proferida pela Profª. Dra. Jaqueline Moll – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC, sob o tema A diversidade e as políticas públicas, estando a reação ao encargo do Prof. Dr. Oneide Bobsin, reitor e docente da FACULDADES EST. Uma segunda palestra será proferida pelo Dr. Enio Ronald Müller, docente da FACULDADES EST, sob o tema Identidade e educação, estando a reação ao encargo da Profª Dra. Laude Erandi Brandenburg, docente e pró-reitora de extensão da Faculdades EST. Uma terceira palestra será proferida pelo Prof. Ms Paulo César Carbonari, docente do Instituto Superior de Filosofia Berthier – IFIBE, de Passo Fundo e integrante do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, sob o tema Diversidade e educação, estando a reação ao encargo do Prof. Dr. Manfredo Carlos Wachs, docente da FACULDADES EST.

B – Espaços pedagógicos No turno da tarde dos dias 29 e 30 de maio serão oferecidos espaços pedagógicos com docentes da área de didática e metodologia de Ensino Religioso e professores e professoras de Ensino Religioso da Educação Básica com o intuito de refletir sobre diferentes práticas educativas no Ensino Religioso.

C – Comunicações No turno da tarde dos dias 29 e 30 de maio haverá espaço para comunicações de projetos de pesquisa e de relatos de experiências educativas. Estudantes concluintes de cursos de especialização em Ensino Religioso também poderão, nesta oportunidade, apresentar um resumo de suas monografias.

Normas para apresentação de trabalhos O comitê científico para avaliação das comunicações é constituído pelas seguintes pessoas, atuantes em diferentes IES e com pesquisa em Ensino Religioso: Dra Laude Erandi Brandenburg – FACULDADES EST; Dr. Manfredo Carlos Wachs – FACULDADES EST e ISEI; Dr. Leomar Antônio Brustolin – PUCRS; Ms. Rodinei Balbinot – ITEPA – Passo Fundo; Dra. Lilian Blanck de Oliveira – FURB – Blumenau; Dr. Sergio Rogério Azevedo Junqueira – PUCPR – Curitiba; Ms. Henri Luiz Fuchs – UNILASALLE – Canoas.

O comitê científico adotará os seguintes critérios para avaliação e acolhimento dos trabalhos – no site: www.est.edu.br/extensao

Prazo de envio dos trabalhos: 10 de março de 2008. E-mail para envio: simposioer@est.edu.br , mediante inscrição e pagamento da taxa de inscrição; Serão aceitas comunicações de trabalhos de conclusão de graduação, monografias de especialização, dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de pesquisa na área de Ensino Religioso e temas afins. Será aceita uma comunicação por autor ou autora principal; Aos apresentadores de trabalhos serão fornecidos certificados, mediante inscrição no evento, aceite e comparecimento.

Entidades promotoras Grupo de Pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa e Pró-Reitoria de Extensão da FACULDADES EST

Coordenação Professor Dr. Remí Klein Comissão organizadora: Profª. Dra. Laude Erandi Brandenburg, Prof. Dr. Manfredo Carlos Wachs e Prof. Dr. Remí Klein

Publicado originariamente em 12 de outubro de 2013.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image