Rio Grande do Sul -VI Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE)

7467aed067fe8f67297be85470759bc6tn-960×720

Rio Grande do Sul -VI Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE)

  Entre os dias 06 a 08 de outubro na cidade de Canoas (RS) ocorreu o VI Congresso Nacional de Ensino Religioso (CONERE), o evento realizado pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso com a parceria das Faculdades EST e da UNILASALLE com a temática Currículo e Ensino Religioso na Educação Básica: desafios e perspectivas, contou com a presença de aproximadamente 300 participantes de diversos Estados da Federação. Abertura ocorreu com a palestra do Prof. e Dr. Reinaldo Matias Fleuri (UFSC)acompanhado pelo Prof. Dr. Evaldo Pauly (UNILASALLE) sobre Concepções e práticas curriculares emergentes na Educação Básica. O conferencista contextualizou e provocou reflexões em relação à realidade educacional e social para que o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, aprofundadas no dia seguinte, sejam as grandes direcionadoras do processo de transformação da educação brasileira. No dia 07 de outubro ocorreu uma mesa redonda sobre Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: desafios e perspectivas ao cotidiano escolar e ao Ensino Religioso coordenada pelo Prof. Dr. Remi Klein (EST), com a participação de. Elcio Cecchetti (SED/SC, UNOCHAPECÓ e FONAPER), Maria José Holmes Torres (SEEC João Pessoa/PB) e Lilian Blanck de Oliveira (FURB) que desenvolveram o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (Resolução nº 04 de 2010 do CNE). Ocorreram ainda nove Espaços Pedagógicos, cujo objetivo foi discutir o tratamento pedagógico de alguns dos temas relacionados ao Ensino Religioso, a saber:

 

· Culturas e Tradições Religiosas – Dr. Edivaldo José Bortoleto (UNIMEP) e Dra. Rosa Gitana K. Meneghetti (UNIMEP)

· Textos Sagrados (Orais e Escritos) – Dr. José Luiz Dietrich (FURB)

· Mitos Sagrados – Me. Cledes Markus (COMIN/EST) e Dr. Roberto Ervino Zwetsch (COMIN/EST)

· Ritos Sagrados – Dr. Leonel Piovezana (UNOCHAPECÓ)

· Símbolos Sagrados – Dr. Carlos André Cavalcanti (UFPB)

· Divindade(s) – Dr. Rodrigo Portella (UFJF)

· Identidade e Alteridade – Me. Selenir C. Gonçalves Kronbauer (EST) e Ms. Marcos R. da Silva (PUC/SP)

· Ethos nas Expressões Religiosas e Não-Religiosas – Ms. Tarcísio A. Wickert (FURB e UFSC) e Me. Dolores Henn Fontanive (FURB)

· Espiritualidades – Alain Baderha Kalema (UNOESC)

Além disso, o evento contou com quarenta e quatro textos aceitos e publicados em CDRoon. A apresentação das comunicações de pesquisas e práticas pedagógicas se caracterizou por ser mais um momento de trocas de saberes e experiências didático-pedagógicas, característico no evento. O evento foi encerrado com uma atividade denominada roda de conversa, em que a Prof. Dra. Rosa Gitana Knob Meneghetti (UNIMEP) fez algumas considerações referentes aos desafios atuais do e ao Ensino Religioso e a Professor e Dra. Lilian Blanck de Oliveira (FURB) coordenou a conversa em que os participantes puderam expor e discutir propostas a serem assumidas e encaminhadas pelo Fórum frente aos desafios atuais. Nesta roda de conversa, todos os integrantes da coordenação do FONAPER também estiveram na mesa dando continuando ao espírito deste Fórum ao desempenhar as atividades de forma articulada, democrática e participativa.

VI-CONERE

VI-CONEREb

Publicado originariamente em 23 de outubro de 2011.

 

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image