Rondônia – Estado de Rondônia investe em material para Formação em Ensino Religioso

download

Rondônia – Estado de Rondônia investe em material para Formação em Ensino Religioso

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, através da Gerência de Educação, apresenta as aquisições de material bibliográfico no componente curricular de Ensino Religioso para a formação de professores em serviço e para os professores na preparação das aulas, através da:

– Aquisição de Referencial Bibliográfico contendo 40 Kits com 39 títulos cada, para 35 Representações de Ensino e a Coordenação de Formação Continuada da GE/PRODEF. .

– Aquisição de 343 Kits pedagógicos contendo 24 títulos cada para atender a 309 escolas de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino, 35 Representações de Ensino e 01 Coordenação de Formação Continuada GE/PRODEF.

O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação vem procurando desenvolver uma educação de qualidade exigida no art. 33, III da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96. Assim, a aquisição de kits bibliográficos e kits pedagógicos é uma condição necessária para a melhoria da preparação tanto das aulas como dos professores que atuam na Educação Religiosa Escolar, uma vez que é obrigatória à escola pública oferecer aos alunos, e ainda oferecê-la com qualidade e de acordo com os PCN de Ensino Religioso abordando as temáticas a partir dos cinco eixos que são: Culturas e Tradições Religiosas, Teologias, Textos Sagrados, Ritos, Ethos. E também oferecer o Ensino Religioso Escolar de acordo com a nova redação do artigo 33 da LDB, regulamentada pela Lei 9475/97.

Em levantamento feito em 2008, dos 473 (quatrocentos e setenta e três) professores, 282 (duzentos e oitenta e dois) expressaram a dificuldade de acesso a material didático para suporte e fontes de pesquisa da formação continuada. Entendeu-se, então, ser necessário oferecer os referidos materiais numa tentativa de garantir qualidade às aulas e um aprofundar no conhecimento das matrizes culturais religiosas que formam o povo brasileiro e que está expresso, primordialmente, na sala de aula. Tais materiais também irão proporcionar ao professor maior clareza quanto ao fenômeno religioso na sociedade e permitir que o mesmo tenha condições de ministrar suas aulas com maior qualidade respeitando a diversidade. Serão atendidos aproximadamente a 3.200 professores com os Kits Pedagógicos e aproximadamente, 473 professores ou mais com os referenciais bibliográficos da Formação Continuada para a Educação Religiosa Escolar.

Afinal a escola deve assegurar a qualidade do Ensino Religioso como manda a lei e garantir tempo e espaço que propiciem uma aprendizagem prazerosa e significativa, oportunizando o conhecimento do fenômeno religioso nas diversas matrizes culturais, formando cidadãos com habilidade de dialogar com as diferenças e com capacidade de conviver em paz, respeitando cada pessoa na busca de viver sua vida com o Transcendente.

  •  KITS PARA AS ESCOLAS COM 24 TÍTULOS (Professor): Com relação a estes 24 títulos, que foram para as escolas da rede estadual, servindo como subsídio aos professores de Ensino Fundamental na preparação das aulas de Educação Religiosa Escolar. Os materiais das Editoras: Vozes, Paulinas e Ática e a coleção Temas do Ensino Religioso, foram escolhidos por corresponderem aos Parâmetros Curriculares do Ensino Religioso do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, na analise e constatou-se que estão organizados a partir dos cinco eixos segundo o PCN de Ensino Religioso, que são: Culturas e Tradições Religiosas, Ethos, Ritos, Teologias e Textos sagrados, além do que no seu conteúdo transversalisa os valores da vida social, ética e convivência cidadã.
  • KITS PARA AS 35 REPRESENTAÇÕES DE ENSINO DO ESTADO COM 39 TÍTULOS (Formação continuada de Professor): Estes títulos subsidiam aos professores e ajudam a aprofundar as questões pertinentes ao conhecimento das religiões na diversidade de suas expressões, são pesquisas publicadas, que são objeto de estudo e aprofundamento do conhecimento do professor de Ensino Fundamental, que ministra as Aulas de Educação Religiosa, ora, está em capacitação em Serviço se preparando para essa aula. Por isso este conjunto de referências bibliográficas tem títulos que versam sobre as religiões no seu aspecto antropológico, simbólico, relacional, sua presença na sociedade multicultural moderna e pós-moderna, diálogo inter religioso, o sagrado, as linguagens da experiência religiosa, Instituições Religiosas. Como também sobre as religiões na sua diversidade, como Judaísmo, Islamismo, Igreja Universal, Mística e Religião, Itinerários místicos, as religiões africanas no Brasil, Xamanismo, Espiritismo Kardecista, os mitos religiosos e a Declaração sobre a eliminação de todas as formas de Intolerância e Discriminação com base em Religião ou Crença.

A escolha desses títulos pela GE/PRODEF/ERE, é pertinente por atenderem a necessidade da formação dos profissionais do Ensino Fundamental que atuam na GE/PRODEF/Formação Continuada e nas Representações de Ensino na formação de Professores em Serviço, a fim de apreender sobre o fenômeno religioso tão presente em nosso meio social. A fim de romper com uma cultura de ignorância desses saberes para a reconstrução de conhecimentos, compreensão, inclusão e diálogo das diferenças na formação em serviço junto aos professores que atuam com Ensino Religioso, da rede estadual de Ensino.

 

 

Publicado originariamente em 10 de agosto de 2011.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image