Rondônia – Faculdade homenageia secretária por exito no Ensino Religioso

download

Rondônia – Faculdade homenageia secretária por exito no Ensino Religioso

Como forma de destacar o êxito do Ensino Religioso nas escolas estaduais, a Faetel (Faculdade Teológica de Ciências Humanas e Sociais – Logos), polo de Vilhena, homenageou a secretária de Estado da Educação (Seduc), professora Isabel Luz, pelo compromisso em qualificar professores da rede pública estadual para ministrar as aulas da disciplina, a exemplo do “Encontro Pedagógico – O Fazer no Ensino Religioso”, promovido pela Seduc na semana passada em Porto Velho.

A homenagem à secretária ocorreu na noite do sábado (8) no templo da Igreja Assembleia de Deus, por ocasião da formatura da primeira turma de bacharéis em Teologia da Faetel em Vilhena.“A secretária Isabel Luz tem o nosso respeito também pelos excelentes serviços prestados nas demais temáticas do setor educacional no Estado de Rondônia”, destacou a organização do evento.

O reitor da Faetel-com sede em São Paulo -, doutor Alcino Lopes de Toledo, que estava em Vilhena para prestigiar a formatura, saudou a secretária e enfatizou que mais de uma centena de teólogos formados pela Faetel já atuam em escolas de Rondôniaministrando aulas de Ensino Religioso. “Sentimos que estamos contribuindo não só com a formação de líderes religiosos, mas, também com a formação dos cidadãos deste Estado”, disse.

Isabel agradeceu a instituição pela honraria, parabenizou os novos bacharéis e falou da importância dos ensinamentos religiosos para a formação plena do ser humano. “Uma pessoa de bem não se faz exclusivamente com a sabedoria adquirida através dos conteúdos de Português, Matemática, Física, Química e Biologia. Nem apenas com a reflexão sobre a existência do homem repassada pelas aulas de História, Geografia e Filosofia. Nem somente coma sensibilização promovida pelas aulas de arte e cultura. O cidadão de bem é formado por tudo isso somado a um Ensino Religioso correto, contemplando toda sua diversidade. Qual outra matéria poderia ensinar valores essenciais como amor, amizade, perdão, respeito, tolerância, paz, humildade, ética e honestidade?”, questionou.

A secretária aindalembrou que embora a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) diga que o Ensino Religioso é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, a Seduc ainda tem dificuldade em contratar profissionais da educação nessa área de ensino. “Como eu sei que muitos dos formandos dessa noite já têm formação em licenciatura, espero vê-los, em breve, trabalhando nas nossas escolas. Nada melhor para os alunos e a comunidade do que ter professores com habilitação específica na disciplina em que lecionam”, disse.

O coordenador regional de Educação de Vilhena, professor Edson Soares Nogueira, também recebeu homenagem pela defesa do Ensino Religioso nas escolas estaduais no município. Em seu pronunciamento de agradecimento o professor citou o que diz a Constituição Federal e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)sobre a disciplina.

“É preciso esclarecer e renovar o conceito de Ensino Religioso e da sua prática pedagógica no universo escolar, seguindo o que propõemos PCNs. A própria Constituição garante que o Ensino Religioso deve ocupar-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas, desenvolvendo nele seu espírito de participação e aprofundando as motivações para a autêntica cidadania”, disse.

 

 

 

Publicado originariamente em 01 de abril de 2013

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image