Rondônia – Professores participam de formação pedagógica

ce774d0b396885755ba87c21fd9e76dbtn

Rondônia – Professores participam de formação pedagógica

Cerca de 80 educadores participam da segunda fase do Projeto de Formação Pedagógica de ensino religioso. O evento ocorreu no mês de setembro na videoteca do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, entre 8h e 12h e das 14h às 18h.

Os professores são da rede estadual de ensino e atuam em escolas da capital, interior e comunidades indígenas. Eles recebem orientações sobre as religiões no mundo.

“A idéia é entrar em sintonia com a legislação para trabalhar o aspecto legal. O ensino deve ser laico. Essa formação visa sobretudo, organizar o currículo do ensino religioso nas escolas e evitar que cada professor trabalhe suas crenças pessoais em sala“, explica Francisco Ribeiro, um dos professores que coordena as atividades.

Atualmente, 98 professores da rede estadual ministram aulas de ensino religioso nas instituições do Estado. Alguns complementam a carga horária exigida e outros dedicam-se somente as aulas da disciplina.

Em agosto, professores do Mestrado de Ciência da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) ministraram as aulas durante a primeira etapa das atividades. O tema trabalhado foi diálogo.

A previsão é que a terceira e última fase ocorra no mês de novembro. A formação será voltada para o trabalho das práticas pedagógicas. No Brasil, o ensino religioso é facultativo, no entanto, os pais ou responsáveis no momento da matrícula, é que fazem a opção do aluno cursar ou não a disciplina durante o Ensino Fundamental ou Médio.

Enquanto componente curricular, a disciplina deve atender à função social da escola, proporcionando o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir de uma abordagem pedagógica que estuda, pesquisa e reconhece a diversidade cultural-religiosa brasileira. Está regulamentado por meio da Lei n° 9.394/96 (LDB) e da Lei n° 9.475/97).

Em Roraima, o ensino religioso integra a matriz curricular das instituições de ensino da rede estadual. A aula é ministrada uma vez por semana, não tendo caráter de reprovação.

Publicado originariamente em 16 de setembro de 2012

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image