Roraima – Formação de Professores

RORAIMA

Roraima – Formação de Professores

No dia 30 de janeiro de 2014 81 professores da rede estadual de ensino que ministram a disciplina Ensino Religioso para estudantes do Ensino Fundamental, participarão de oficinas. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), por meio da Divisão de Ensino Fundamental (DIENF).
As oficinas serão ministradas em dois locais diferentes e foram dividas conforme as séries de atuação. Todas serão realizadas simultaneamente, nos turnos matutino (8h às 12 horas) e vespertino (14h às 18 horas). Entre os temas que serão trabalhados nas oficinas são: “Sou religioso?” e “A vida e os seus símbolos”.
Para os professores que atuam com as turmas de 4° ano, a oficina será no Núcleo de Pesquisa Eleitoral da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Os oficineiros serão os professores Ronalson Moura Cavalcante, Maria Lúcia da Silva Viana, Hamutal Rocha da Costa e Eliane Moreira da Costa Paz.
Já os docentes que atuam com turmas do 5° ano, participarão da oficina no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR) e os oficineiros serão Maria Célia de Lira Lima, Eldon Mendes de Souza, Manaliel Pais Pereira, Maria Pinheiro Morais e Robervânia Santiago Barreto. “Estas oficinas buscam a formação continuada dos professores que atuam com as turmas de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. A ideia é fortalecer o ensino da disciplina em sala de aula”, explicou Manoel Rabelo, coordenador das oficinas.
E para os professores que trabalham com as turmas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, que já participaram da formação continuada, será ministrada uma palestra com o tema: “Religiões no Estado de Roraima”. O palestrante será o pastor Marcos Augusto de Freitas. Após a palestra, serão realizadas discussões sobre o tema. As atividades serão realizadas na Escola Estadual Monteiro Lobato, também nos turnos matutino (8h às 12 horas) e vespertino (14h às 18 horas).
ENSINO RELIGIOSO
O ensino religioso, enquanto componente curricular deve atender à função social da escola, proporcionando o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir de uma abordagem pedagógica que estuda, pesquisa e reconhece a diversidade cultural-religiosa brasileira. Está regulamentado por meio da Lei n° 9.394/96 (LDB) e da Lei n° 9.475/97).
Em Roraima, esta disciplina está incluída na Matriz Curricular das escolas da rede estadual de ensino, dentro da área Diversificada, ministrada uma vez por semana, não sendo uma disciplina reprovativa.
A SEED vem desenvolvendo ações para construir uma nova proposta de trabalho do ensino religioso nas escolas, com ênfase na formação de professores. A ideia é ofertar um ensino religioso laico, de forma que não sejam trabalhas questões particulares, mas sim valorizadas todas as religiões, com ênfase no acompanhamento pedagógico.

Publicado originariamente em 30 de janeiro de 2014.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image