Roraima – Fórum discutirá religiões afro-brasileiras e indígenas

RORAIMA

Roraima – Fórum discutirá religiões afro-brasileiras e indígenas

As religiões afro-brasileiras e indígenas estarão em pauta no próximo dia 7 de maio durante o II Fórum Interreligioso de Roraima. O evento será realizado no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), a partir das 18h30.

Direcionado aos professores da rede de ensino, tem como objetivo proporcionar aos participantes o conhecimento das religiões, por meio da apresentação de líderes das diversas denominações religiosas na perspectiva do diálogo.

A ideia é debater sobre os vários temas das manifestações religiosas existentes no Estado de Roraima. No primeiro Fórum, realizado em março deste ano, as discussões foram sobre a Igreja Evangélica Luterana de Boa Vista.

Desta vez, o tema será “As religiões afro-brasileiras” e o palestrante será o babalorixá Carlos Alberto de Souza Filho. Após a sua palestra, será realizada uma mesa para debates e questionamentos, mediados pelo professores Manoel Rabelo Filho e Maria Cristina Nascimento de Oliveira.

Desde 2012, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), vem promovendo ações para a melhoria do ensino religioso nas escolas estaduais. Para tanto, são promovidos fóruns, oficinas e formação continuada, com o objetivo principal de construir uma nova proposta para trabalhar a disciplina em sala de aula.

“O objetivo é melhorar a prática do ensino e oferecer subsídios aos professores, de forma que o aluno possa ter conhecimento sobre as várias manifestações religiosas existentes”, destacou o professor Manoel Rabelo Filho, um dos coordenadores do evento.

ENSINO RELIGIOSO

O ensino religioso, enquanto componente curricular deve atender à função social da escola, proporcionando o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir de uma abordagem pedagógica que estuda, pesquisa e reconhece a diversidade cultural-religiosa brasileira. Está regulamentado por meio da Lei n° 9.394/96 (LDB) e da Lei n° 9.475/97).

Em Roraima, esta disciplina está incluída na Matriz Curricular das escolas da rede estadual de ensino, dentro da área Diversificada, ministrada uma vez por semana, não sendo uma disciplina reprovativa.

A SEED vem desenvolvendo ações, entre elas formação continuada, oficinas e fóruns para construir uma nova proposta de trabalho do ensino religioso nas escolas, com ênfase na formação de professores.

A ideia é ofertar um ensino religioso laico, de forma que não sejam trabalhas questões particulares, mas sim valorizadas todas as religiões, com ênfase no acompanhamento pedagógico.

Publicado originariamente em 12 de maio de 2014.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image