Roraima – Fórum irá discutir diferentes manifestações religiosas do Brasil e de Roraima

RORAIMA

Roraima – Fórum irá discutir diferentes manifestações religiosas do Brasil e de Roraima

No dia 12 de março de 2014 será realizado o Fórum inter-religiososo de Roraima. O evento, promovido pela Coordenação do Ensino Religioso da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), ocorrerá na Escola do Legislativo (Escolegis), a partir das 19 horas e contará com a presença de professores e profissionais da área.
 
A intenção do Fórum é proporcionar aos professores o suporte necessário para o conhecimento das religiões, por meio da apresentação de líderes das diversas denominações religiosas, na perspectiva do diálogo e da pluralidade.
 
O evento contará com a participação do pastor Marcel Scheidt, teólogo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), que irá ministrar palestra sobre a Igreja Evangélica Luterana de Boa Vista.
 
Logo em seguida, será realizada mesa de debates, com a mediação dos professores Francisco Ribeiro da Silva e Manoel Gomes Rabelo Filho, coordenador do Ensino Religioso na SEED.
 
“A nossa intenção é promover o estudo das várias religiões existentes no Brasil, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a partir daí proporcionar aos alunos o conhecimento da diversidade religiosa do país, para que possam ser compreendidas e respeitadas”, destacou Manoel Rabelo.
 
O Fórum também tem o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre as religiões existentes em Roraima e entender as relações existentes entre elas e o Ensino Religioso, dentro de uma perspectiva de respeito à pluralidade religiosa e ao diálogo.
 
FORMAÇÃO CONTINUADA
 
Na quinta-feira (13), será realizada a segunda formação continuada de 2014 para os docentes que ministram a disciplina Ensino Religioso para o Ensino Fundamental (4° ao 9° ano). Deve participar do evento, uma média de 60 docentes.
 
A capacitação será na Prelazia de Roraima, localizada na Avenida Bento Brasil, n° 613, Centro, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A formação será sobre “O Tráfico humano”, tema da Campanha da Fraternidade 2014, promovida pela Igreja Católica.
 
O encontro de formação com os professores, busca discutir questões que proporcionem a melhoria da qualidade do ensino desta disciplina nas unidades escolares.
 
 
ENSINO RELIGIOSO
 
O ensino religioso, enquanto componente curricular deve atender à função social da escola, proporcionando o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir de uma abordagem pedagógica que estuda, pesquisa e reconhece a diversidade cultural-religiosa brasileira. Está regulamentado por meio da Lei n° 9.394/96 (LDB) e da Lei n° 9.475/97).
 
Em Roraima, esta disciplina está incluída na Matriz Curricular das escolas da rede estadual de ensino, dentro da área Diversificada, ministrada uma vez por semana, não sendo uma disciplina reprovativa.
 
A SEED vem desenvolvendo ações, entre elas formação continuada, oficinas e fóruns para construir uma nova proposta de trabalho do ensino religioso nas escolas, com ênfase na formação de professores.
 
A ideia é ofertar um ensino religioso laico, de forma que não sejam trabalhas questões particulares, mas sim valorizadas todas as religiões, com ênfase no acompanhamento pedagógico.

Publicado originariamente em 12 de março de 2014.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image