Rússia – Aulas de Religião na Rússia

cec03e94e990594251516dbe49763edetn

Rússia – Aulas de Religião na Rússia

O presidente russo Dimitri Medvedev anunciou na terça-feira passada um projeto piloto que estabelecerá que os estudantes recebam aulas de Religião ou Ética secular. Acredita-se que a proposta faz parte de um esforço do Kremlin por ensinar moral aos jovens russos depois de um turbulento período de incerteza após o colapso do ateísmo oficial da União Soviético.

O patriarca Kirill, líder de cem milhões de cristãos ortodoxos na Rússia elogiou a proposta: “Todas as preocupações que a sociedade expressou serão abordadas por esta liberdade de escolha”.

A Igreja ortodoxa russa estava impulsionando a idéia de introduzir o ensino religioso nas escolas. No país, Igreja e Estado estão oficialmente separados sob a constituição pós-soviética.

Há três anos, algumas regiões tomaram a iniciativa por sua conta e pediram cursos de ortodoxia russa. Respondendo às preocupações de quem não é religioso e teme que este seja um modo de impor a religião da Igreja Ortodoxa, Medvedev disse: “Os estudantes e seus pais poderão escolher livremente”. “Qualquer coerção ou pressão será absolutamente inaceitável e improdutiva”, acrescentou.

O presidente também insistiu que a proposta é “apenas” para quatro credos, excluindo outros, em particular o catolicismo e o protestantismo. Medvedev disse que o programa nacional começará no ano que vem como um projeto piloto em 18 regiões, cobrindo aproximadamente 20% das escolas russas. Calcula-se que cerca de 18% dos russos são membros da Igreja ortodoxa russa.

Segundo o prelado, esta iniciativa do governo responde à emergência educativa que vive o país, pois, segundo explicou, a opinião pública e os governantes se deram conta “da necessidade de voltar a educar os jovens, de voltar a dar-lhes uma proposta convincente para a vida”.

Por Nieves San Martín – ZENIT – MOSCOU, sexta-feira, 24 de julho de 2009

Publicado originariamente em 2009.

/ Internacional

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image