Rússia – Estudo das religiões: a opção se tornará obrigatória em todas as escolas russas

cec03e94e990594251516dbe49763edetn

Rússia – Estudo das religiões: a opção se tornará obrigatória em todas as escolas russas

Após dois anos de experimentação, de setembro de 2012, os fundamentos da religião vai se tornar uma disciplina obrigatória em todas as escolas russas. O primeiro-ministro Vladimir Putin aprovou o decreto (08 de fevereiro de 2012) com o qual você introduzir o ensino da religião em todo o país antes do julgamento ocorreu em algumas regiões dúzia (cf. EREnews 2010/4, p.6, 2011 / 2, p.4).
Estudantes de escolas primárias e secundárias podem optar por estudar ou a história de uma das quatro religiões chamadas “tradicionais” – Cristianismo Ortodoxo, Islamismo, Judaísmo e Budismo – ou cursos mais gerais sobre “Fundamentos da cultura religiosa” ou “Fundamentos de ética pública “. Até agora, as lições foram concentrados em apenas um quarto do ano letivo, mas a Igreja Ortodoxa pediu para estender a partir de 2012 ao longo do ano. Banido durante o período soviético, a religião voltou para a escola em abril de 2010, mas somente em 19 regiões, com uma iniciativa fortemente apoiada pelo Patriarca de Moscou e abençoado pelo Kremlin, interessado em consolidar os valores comuns da identidade nacional . Desde o início, a ideia suscitou fortes críticas na Rússia, um país que viveu 70 anos de ateísmo do Estado, e onde vivem diferentes etnias e religiões. “Eu acho que é errado para dividir as crianças em grupos de acordo com a religião – disse Ivar Maskurov, um especialista em religiões – pode causar muitos problemas.”
Outra dúvida levantada pelos críticos da religião na escola é a falta de professores qualificados e livros bons, como foi admitido pelo Romanova Elena, Chefe do Ministério da Educação para o ensino da religião. O ceticismo do mundo secular não é compartilhada pelos religiosos. Não só o Patriarcado de Moscou, mas também a comunidade muçulmana apoiou plenamente o projeto. O mufti Krganov Albir, Presidente da Comissão de muçulmano espiritual Chuvashia (república autônoma russa) disse que “o novo tema nas escolas Chivashia se tornou muito popular entre os alunos e entre os pais. Seus pais dizem ter aprendido muito sobre religião, quando os seus filhos frequentam esses cursos. ” Em fevereiro de 2012, por ordem de Putin, o Ministério da Educação lançou cursos de formação para professores de religião, enquanto março as famílias terão de decidir qual curso para matricular seus filhos (Nina Akhmatova).http://www.asianews.it/notizie-it/ (15/02/2012)
EUFORNEWS 03/2012
 
Publicado originariamente em 2012.
/ Internacional

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image