Santa Catarina – 1º Seminário Regional sobre o Ensino Religioso

download

Santa Catarina – 1º Seminário Regional sobre o Ensino Religioso

A Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) realizará no próximo dia 13 o 1º Seminário Regional sobre o Ensino Religioso. O Seminário terá como tema “O contexto curricular do Ensino Religioso: os conteúdos e a garantia da diversidade cultural e religiosa no ambiente escolar”.
 
O evento acontecerá no dia 13 de novembro de 2013 das 8h30 às 17h, na sede da AMFRI, e reunirá Secretários de Educação, Departamentos Pedagógicos das Secretarias de Educação e Unidades Escolares, Professores de Ensino Religioso Escolar, Conselheiros Municipais de Educação, Representantes de Entidades e Organizações voltadas ao estudo do currículo do Ensino Religioso Escolar dos municípios de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo integrantes da AMFRI – Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí.
 
O evento objetiva oportunizar espaço de discussão e reflexão sobre o Ensino Religioso Escolar enquanto área de conhecimento que compõe o currículo da educação básica das escolas de ensino fundamental no Brasil; refletir sobre as atuais diretrizes e referenciais religiosos, constituídos legalmente, a ser considerados na construção dos currículos de Ensino Religioso Escolar, além de discutir as necessidades dos sistemas de ensino e propor encaminhamentos para a constituição do currículo do Ensino Religioso Escolar.
 
Sua participação acontecerá no período matutino logo após a palestra de abertura cujo tema será: “Diversidade cultural religiosa no cotidiano escolar; os desafios para a constituição e consolidação do currículo do ensino fundamental”.
 
Em seguida, em torno das 11h até às 12h30, haverá debate entre os participantes do seminário, com questões relativas ao currículo do Ensino Religioso, a formação docente e os dispositivos legais para a garantia da disciplina na base comum do ensino fundamental. No período vespertino serão divididos em grupos para discussão, e a partir das 16h acontecerá à plenária final e criação do GT de revisão curricular do Ensino Religioso.
 
A AMFRI oferecerá o almoço aos senhores e solicita seu mini currículo para divulgação no cerimonial de abertura.
 
Solicitamos ainda que o retorno ou o esclarecimento de dúvidas seja feito por meio desse endereço eletrônico ou ao telefone junto à responsável pelos colegiados – Srta. Jeanete (47) 3404-8000 – ramal 206, e mail colegiados@amfri.org.br, ou junto à consultora em Educação Prof. Ms. Gilmara da Silva (47) 9142-1102, email educacao@amfri.org.br.
 
PÚBLICO ALVO: Secretários de Educação, Departamentos Pedagógicos das Secretarias de Educação e Unidades Escolares, Professores de Ensino Religioso Escolar, Conselheiros Municipais de Educação, Representantes de entidades e organizações voltadas ao estudo do currículo do Ensino Religioso Escolar da região.
 
PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO: Dia 13 de novembro de 2013, no Auditório da Amfri em Itajaí/SC.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
– 08h30-Credenciamento;
 
– 09h-Abertura Oficial;
 
– 09h45-Palestra de Abertura;
 
– 11h-Debate sobre os desafios para a constituição e consolidação do currículo do Ensino Religioso Escolar no Ensino Fundamental;
 
– 14h-Debate sobre o currículo do Ensino Religioso;
 
– 16h-Apresentações dos principais pontos de discussão ocorridas nos debates e Criação do GT Intermunicipal de Revisão Curricular do Ensino Religioso.
Publicado originariamente em 15 de novembro de 2013.
/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image