Santa Catarina – Congresso Nacional de Ensino Religioso

download

Santa Catarina – Congresso Nacional de Ensino Religioso

III Congresso Nacional de Ensino Religioso – CONERE XIII Sessão do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso – FONAPER III Seminário Catarinense de Ensino Religioso I Seminário de Ensino Religioso das Escolas Confessionais de Santa Catarina

O Ensino Religioso como componente curricular de perfil pedagógico foi articulado a partir de 1997 com alteração do artigo trinta e três da LDB 9394/96. Esta nova concepção é resultado de mais de uma década de discussões e reflexões que culminaram na criação do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) na cidade de Florianópolis (SC) em 1995.

A redefinição do Ensino Religioso decorre da articulação de professores e pesquisadores do FONAPER, que entre outras atividades de cunho epistemológico e pedagógico elaboraram coletivamente em nível nacional os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (1996) e duas edições de Proposta de Diretrizes para a Formação de Docentes (1998 e 2004) desse componente curricular.

Ao completar o seu décimo aniversário de criação; o FONAPER solicitou apoio da Secretaria Estadual de Educação e da Associação Catarinense de Professores do Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina (ASPERSC), para retornar ao Estado da federação de sua origem, objetivando com todo o país FAZER A MEMÓRIA desta caminhada e ao mesmo tempo FAZER UMA PROSPECTIVA desta área. Neste sentido está organizando o III Congresso Nacional de Ensino Religioso – CONERE no período de 3 a 5 novembro de 2005 em Florianópolis/SC.

Outro elemento significativo é o fato do Estado de Santa Catarina ser hoje uma das referências nacionais para a organização do Ensino Religioso; oferecer Cursos de Licenciatura em Ensino Religioso reconhecidos pelo CEE; ter realizado concurso público para docentes habilitados e investir na formação continuada de seus profissionais. A Associação de Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina (ASPERSC) está fazendo parceria com o FONAPER e no mesmo evento realizando o III Seminário Catarinense de Ensino Religioso.

Com a intenção de envolver também a rede privada de educação neste movimento foram convidadas a Associação de Educação Católica de Santa Catarina, a Rede Sinodal de Educação (IECLB) e a Associação Nacional das Escolas Luteranas (ANEL/IELB) para que realizassem o I Seminário de Ensino Religioso das Escolas Confessionais de Santa Catarina em conjunto com os outros eventos da área.

Neste cenário surge um evento comum denominado: IDENTIDADE PEDAGÓGICA DO ENSINO RELIGIOSO: memória e perspectivas visando marcar festiva e significativamente a alteração na concepção do Ensino Religioso no Brasil. Ensino Religioso que assume integralmente o perfil da escola e pode demonstrar ao mundo possibilidades de uma nova forma de educar para a diversidade cultural religiosa da humanidade conferindo dignidade, respeito e autonomia em clima de diálogo, solidariedade e paz nos diferentes espaços e processos educativos.

Público Alvo:

Professores da Educação Básica, Professores do Ensino Superior, Coordenadores, Pesquisadores e interessados na discussão do Ensino Religioso.

Comissão Organizadora:

Edinéia Romão (AECSC) – coordenadora da comissão Francisca Helena Daneliczen (ASPERSC) Ignez Strelow Carvalho (ANEL/IELB) Ione Fiorini Thomé (SED) Lílian Blanck de Oliveira (FURB) Lurdes Caron (FONAPER) Márcio Murilo (CIER) Otto Hermann Grimm (Rede Sinodal de Educação/IECLB) Sérgio Rogério Azevedo Junqueira (FONAPER/ PUCPR/GPER) Volmir Rocha (CONERSC)

Comissão Científica:

Dr. Danilo Romeu Streck (UNISINOS/RS) Dr. Sérgio Rogério de Azevedo Junqueira (PUCPR) Dr. Sylvio Fausto Gil (UFPR) Dra. Lílian Blanck de Oliveira (FURB/SC) – coordenadora da comissão Dranda Anísia de Paulo Figueiredo (FONAPER/MG) Dranda Lurdes Caron (FONAPER/SP) Dra. Rosa Gitana Meneguetti (UNIMEP/SP) Msc. Cecília Hess (UNIVILLE/SC)

Publicado originariamente em 2005.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image