Santa Catarina – III Colóquio Regional de Ensino Religioso – Compartilhando Práticas Pedagógicas

download

Santa Catarina – III Colóquio Regional de Ensino Religioso – Compartilhando Práticas Pedagógicas

Aconteceu no dia 27 de Junho o III Colóquio Regional de Ensino Religioso – Compartilhando Práticas Pedagógicas, na cidade de Palmitos/SC. O evento partiu da necessidade de aproximação entre Universidade e Redes de Ensino, no sentido de discutir paradigmas educacionais, práticas pedagógicas e partilhar experiências. Organizado pelo Curso de Ciências da Religião: licenciaturam em Ensino Religioso da Unochapecó, através do Professor Eliston Terci Panzenhagen e acadêmicos do 5º período do curso, o evento contou com o apoio de diversos setores da própria Universidade, como a Coordenação do PARFOR, Coordenação do Curso, alunos do 6º período e ainda alunos egressos do Curso. Além destes, foi importante a contribuição da ASPERSC, apoio do FONAPER, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

O III Colóquio foi um momento para reunir os envolvidos acima citados e os professores de Ensino Religioso da rede regular de ensino desta GERED, para juntos repensar o Ensino Religioso enquanto componente curricular da educação básica. Além de trabalhar o embasamento teórico que dá sustentação ao Ensino Religioso nas escolas públicas e norteia a prática docente dos educadores, foi possível discutir a prática pedagógica como importante momento de construção humana e promoção do respeito à liberdade religiosa, cultural e social, baseando-se na diversidade de manifestações, reconhecendo o fenômeno religioso como inerente às mais diversas culturas e sociedades.

Ainda para complementar o evento, acadêmicos do 5º, 6º períodos e egressos do Curso de Ciências da Religião da Unochapecó, puderam socializar atividades de aprendizagens de Estágio Supervisionado e práticas cotidianas da sala de aula, que permitiram, durante a realização do curso e mesmo no cotidiano da sala de aula, reconhecer o ensino religioso como uma área do conhecimento que integra a formação humana integral.

Desta forma, percebeu-se nas manifestações e avaliações dos participantes, um sentimento de satisfação, um momento onde puderam avaliar suas práticas e visualizar novas possibilidades de trabalho, uma vez que, o ensino religioso vem historicamente sofrendo com práticas, politicas e sistemas educacionais que não valorizam suficientemente as ciências humanas como elemento fundamental para a construção coletiva e cotidiana de um novo ser, de uma nova realidade, baseada na diversidade do ser.

Publicado originariamente em 27 de julho de 2012.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image