Santa Catarina – IV Colóquio Catarinense de Ensino Religioso

download

Santa Catarina – IV Colóquio Catarinense de Ensino Religioso

O IV Colóquio Catarinense de Ensino Religioso que ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro de 2010 na UNIVILLE, cidade de Joinville/SC, teve como objetivo problematizar a práxis pedagógica do Ensino Religioso numa perspectiva da Diversidade Cultural e Direitos Humanos, focando questões relativas ao currículo escolar, as identidades e territorialidades no contexto sócio-cultural-educacional de Santa Catarina.

Na mesa Identidades, Territorialidades e Diversidade Cultural Religiosa no Estado de Santa Catarina, mediada pelo Professor Elcio Cecchetti (SED/FURB/FONAPER) os Professores Marcos Rodrigues da Silva (FURB/GPEAD) e Giane Marcia A. de Oliveira (SEMED/Joinville), apresentaram brevemente a configuração e o mapeamento histórico e geográgico da diversidade cultural religiosa presente na região de Joinville e no Estado de Santa Catarina. Apontaram recortes de avanços na convivência pacífica entre diferentes culturas e ao mesmo tempo dificuldades existentes frente a diversidade cultural, realidades que adentram o cotidiano escolar. 

Na mesa Diversidade Cultural Religiosa, Direitos Humanos e Currículo Escolar, mediada pela Professora Lilian Blanck de Oliveira (FURB/GPEAD) o professor e Dr. Antônio Sidekum (UCJSC – El Salvador) apresentou as forças e tensões presentes no processo que configuram as concepções em direitos humanos procurando problematizá-los. A professora e Dra. Ilanil Coelho (UNIVILLE) apresentou uma discussão relativa a diversidade cultural questionando as próprias compreensões contemporâneas da mesma. 

O painel Diversidade Cultural Religiosa, Direitos Humanos e o Currículo nas Escolas de Santa Catarina, mediado pelo professor Adecir Pozzer (GPEAD-FURB/FONAPER), contou com a presença de representantes de diferentes regiões do Estado (Professores Diógenes Braga Ramos – USJ de São José; Dolores Henn Fontanive – SDR e FAMESUL de Rio do Sul ; Cleusa Schmidt Krüger – SEMED de Jaraguá do Sul; Lisete Kaufmann – SDR e FAI de Itapiranga e Ângela Maria Roman Santana – SEMED e Gerência de Educação de Joinville), os quais apresentaram práticas pedagógicas, projetos, avanços e desafios na oferta do Ensino Religioso bem como questões relativas à formação inicial e continuada para os professores desta área do conhecimento. 

Publicado originariamente em 28 de dezembro de 2010.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image