Santa Catarina – IV Colóquio Catarinense de Ensino Religioso

download

Santa Catarina – IV Colóquio Catarinense de Ensino Religioso

Entre os dias 22 e 23 de outubro de 2010, a ASPERSC promove em Joinville/SC, o IV Colóquio Catarinense de Ensino Religioso com o tema DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS AO CURRÍCULO ESCOLAR EM SANTA CATARINA.

 

A diversidade cultural religiosa no Brasil, bem como no Estado de Santa Catarina, se constituiu a partir de encontros e desencontros estabelecidos a partir das relações entre as diferentes culturas. Estas, por sua vez, encontram-se no contexto escolar, mas, em alguns casos, não são (re)conhecidas na e pela escola, comprometendo assim, o direito à diferença. No histórico da educação brasileira identificam-se dificuldades em lidar com a pluralidade e a diferença e, a tendência é silenciá-las e neutralizá-las, mantendo certa homogeneização e padronização. O desafio da escola e do Ensino Religioso está em criar espaços para a diversidade, a diferença, possibilitando que os encontros e os conflitos se constituem em instrumentos do e para o fazer pedagógico, garantindo assim, uma educação voltada ao (re)conhecimento da diferença, enquanto um dos direitos humanos.

OBJETIVO: Problematizar a práxis pedagógica do Ensino Religioso numa perspectiva da Diversidade Cultural e Direitos Humanos, focando questões relativas ao currículo escolar, as identidades e territorialidades no contexto sócio-cultural-educacional de Santa Catarina.

 

PÚBLICO ALVO: Professores de Ensino Religioso e demais áreas da Educação, Acadêmicos, Profissionais e Pesquisadores interessados.

 

CARGA HORÁRIA: 12 horas – A certificação será conferida pela ASPERSC aos participantes com presença mínima de 75%.

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 22/10

13h30: Credenciamento e acolhida dos participantes

15h00: Abertura solene

15h30: Mesa Redonda 1: Identidades, Territorialidades e Diversidade Cultural Religiosa no Estado de Santa Catarina – Ms. Marcos Rodrigues da Silva (FURB/GPEAD) e Esp. Giane Marcia A. de Oliveira (SEMED/Joinville) – Mediador: Ms. Elcio Cecchetti (SED/FURB/FONAPER)

17h00: Plenária

17h30: Assembléia

19h00: Mesa Redonda 2: Diversidade Cultural Religiosa, Direitos Humanos e Currículo Escolar – Dr. Antônio Sidekum e Dra. Ilanil Coelho (UNIVILLE) Mediadora: Dra. Lilian Blanck de Oliveira (FURB/GPEAD/FONAPER)

20:30h: Plenária

22h00: Encerramento das atividades

 

Dia 23/10

8h:00 Abertura

8h30min: Painel: Diversidade Cultural Religiosa, Direitos Humanos e o Currículo nas Escolas de Santa Catarina

Painelistas:

1- Região Sul

2- Região Chapecó

3- Vale do Itajaí

4- Planalto Norte

5– Região Norte

6- Região Litoral

Mediador: Esp. Adecir Pozzer (FURB/GPEAD)

11h: Avaliação e Atividades de Encerramento

03

Inscrições e informações podem ser feitas pelo e-mail aspesc2010@bol.com.br ou pelo fone (47) 3275-2275               (47) 3275-2275      

Publicado originariamente em 06 de outubro de 2010.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image