Santa Catarina – Semana das Religiões de Matrizes Africanas

Santa Catarina – Semana das Religiões de Matrizes Africanas

Com o apoio de Centros de Umbanda e/ou Candomblé, mandatos populares e sindicatos o Movimento de Consciência Negra de Blumenau/SC MOCNEB – CISNE NEGRO está organizando a I Semana das Religiões de Matrizes Africanas.

A Lei nº 5428, de autoria da ex-vereadora Maria Emília de Souza, institui a Semana das Religiões de Matrizes Africanas no Município de Blumenau e estabelece que as atividades alusivas à data serão desenvolvidas, anualmente, na semana de 23 de abril.

O objetivo da semana é combater à intolerância religiosa, bem como a toda e qualquer forma de preconceito, discriminação e violência contra as comunidades tradicionais de religiosidade de matriz africana; a construção e implementação de políticas públicas, principalmente religiosas, sociais, ambientais e culturais, voltadas para as comunidades tradicionais de religiosidade de matriz africana, na construção de um mundo mais solidário, democrático e justo.

“As religiões de Matrizes Africanas historicamente são perseguidas e massacradas, onde temos a todo instante casas fechadas motivadas principalmente pela intolerância religiosa”. Diz Lenilso presidente do CISNE NEGRO.

 

PROGRAMAÇÃO DA 1ª SEMANA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS DE BLUMENAU

 

20/04/2010 (terça- feira)

15 horas – Intervenção na tribuna da Câmara Municipal de Blumenau (participação de Grupos de maracatu e dos Centros de Umbanda e Candomblé de Blumenau e região)

19 horas – Abertura oficial na FURB (exposição Negra Blumenau, da Jornalista Magali Moser e Rafaela Martins, participação de Grupos de maracatu e dos Centros de Umbanda e Candomblé de Blumenau e região).

20 horas – 1º Ciclo de Debates “Direto a Diversidade Religiosa é um Direito Humano” Auditório da Biblioteca da FURB – palestra com pai de santo Pepe Sedrez

2º Apresentação do documentário “Cultura Negra: Identidade e Diferença em Blumenau” de autoria dos professores Carla Fernanda da Silva, Ricardo Machado e da acadêmica de história Fabiele Lessa.

3º Lançamento livro “Africanidades Catarinenses” de autoria da Profª Jeruse Romão.

 

22/04/2010 (quinta-feira)

Das 8 horas às 17 horas – Ato Público contra a Intolerância Religiosa e em Defesa das Religiões de Matrizes Africanas.

(Distribuição de materiais, apresentações culturais e entrega da fita branca, participação de Grupos de maracatu e dos Centros de Umbanda e Candomblé de Blumenau e região )

19 horas – Apresentação no MAD – Movimento dos Atingidos pelo desastre, do documentário “Cultura Negra: Identidade e Diferença em Blumenau” de autoria dos professores Carla Fernanda da Silva, Ricardo Machado e da acadêmica de história Fabiele Lessa.

 

23/04/2010 (sexta – feira)

17 horas – Simpósio com as religiões de matrizes africanas na praça Dr. Blumenau. Encontro com os representantes de UMBANDA e CANDOMBLÉ de Blumenau e região, participação de Grupos de maracatu e dos Centros de Umbanda e Candomblé de Blumenau e região

 

24/04/2010 (sábado)

 

11:30 horas – Feijoada Salve Jorge! Com roda de samba, na Casa de Caridade Baiano Zé Pilintra e Caboclo Tupinampá, Rua Reinoldo Schroeder nº 11099 – Encano Alto

 

Contato para Informações: lenilso13@uol.com.br ou (47) 8853-3811

Publicado originariamente em 13 de abril de 2013.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image