Santa Catarina – UNOCHAPECÓ debate implantação do Ensino Religioso no Município de Chapecó

download

Santa Catarina – UNOCHAPECÓ debate implantação do Ensino Religioso no Município de Chapecó

A implantação do Ensino Religioso nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Chapecó/SC foi o assunto discutido em reunião realizada na Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó, com a participação de representantes de outras instituições.

No encontro, realizado por iniciativa do curso de Ciências da Religião: licenciatura em Ensino religioso, foi formulado uma proposta a ser encaminhada ao Executivo Municipal de Chapecó para que as escolas municipais passem a adotar recomendações da legislação educacional.

Com base no que é estabelecido na LDB (Art. 33), foi elaborado um projeto de lei municipal que será analisado pelo prefeito e enviado para votação pelo Legislativo. Esse projeto visa garantir o direito da oferta do conhecimento religioso no ensino fundamental da educação básica nas escolas públicas municipais de Chapecó.

O projeto também considera a Licenciatura em Ensino Religioso como habilitação necessária para a atuação na docência do Ensino Religioso.

O vereador Ildo Antonini entende que o professor precisa ter o conhecimento específico na área para a construção do conhecimento religioso pelo aluno. “A inserção do ensino religioso desde o primeiro ano ajudará na formação pessoal do estudante”, diz o vereador.

Para a coordenadora do curso de Ciências da Religião: Licenciatura em Ensino Religioso, o curso prepara os futuros professores para compreenderem a diversidade religiosa presente no ambiente escolar. “Somente um profissional habilitado para ministrar a disciplina de Ensino Religioso poderá compreender as diferentes realidades”, argumenta a professora Teresa Dill.

Publicado originariamente em 24 de março de 2011.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image