São Paulo – Associação de professores de Ensino Religioso do Estado de São Paulo

SAO PAULO

São Paulo – Associação de professores de Ensino Religioso do Estado de São Paulo

A Disciplina Ensino Religioso, com seu novo conceito de Ensino Religioso somente foi implantada no Estado de São Paulo em 9 de março de 2001, lei 10.782. Longas discussões ocorreram então, desde a sua implantação na esfera federal, com a lei 9475 de 22/07/1997, onde a Disciplina passou a ser compreendida como área de conhecimento.

No período de 1997 a 2001 a Associação de Professores de Ensino Religioso do Estado de São Paulo encabeçada pelo Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, procurou dar cobertura aos professores de Ensino Religioso do Estado, que estavam iniciando um trabalho que exigia novos conceitos, mas ainda sem o respaldo da Secretaria da Educação, pois esta aguardava a lei estadual que estava por vir. A ASPER/SP ( fundada em outubro de 1997 ) formada por educadores das diferentes tradições religiosas, uma entidade sem fins lucrativos, tem por objetivo primordial auxiliar os professores de Ensino Religioso promovendo capacitação, através de seminários e encontros de estudos.

Este trabalho desenvolvido pela ASPER/SP foi do conhecimento da Secretaria da Educação através da Coordenação daquele órgão, que sempre nos acolheu bem.

O Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso contribuiu também na formação do professor com o Curso à Distância de Ensino Religioso de alcance nacional no ano 2001 com duração de três meses..

A revista Diálogo também vem contribuindo para formação do professor.

O trabalho de capacitação da ASPER no período de 1997 a 2002 constou do seguinte:

[b]1997 – Um seminário: [br][i]Temas:[/i][/b] [br] A religiosidade [br] A disciplina ER [br] Oficina pedagógica

[b]1998 – Dois seminários e quatro encontros: [br][i]Temas:[/i][/b] [br]Objeto e objetivo da disciplina Ensino Religioso. [br]Métodos e técnicas. [br]Identidade do Ensino Religioso e do professor de Ensino Religioso. [br]Propostas de projetos de Ensino Religioso [br] Linguagem do Ensino Religioso. [br] Estudos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. [br] Princípios metodológicos para a formação do professor.

[b]1999 – Dois seminários e quatro encontros: [br][i]Temas:[/i][/b] [br]Possibilitando a educação da religiosidade [br] O fenômeno religioso, uma chave de leitura. [br] Oficina pedagógica. [br] Indisciplina e violência e a contribuição do Ensino Religioso como possibilidade diante desses problemas na escola.

[b]2000 – Três encontros: [br][i]Temas: [/i][/b] [br] Planejamento de uma aula de E.R. centrada na religiosidade de acordo com o projeto pedagógico da escola. [br] Avaliação do curso à distância.

[b]2001 – Um encontro, um seminário e um Congresso: [br][i]Temas:[/i][/b] [br] O Ensino Religioso e o conhecimento religioso [br] Fenômeno religioso no E.R. [br] Metodologia do ensino religioso [br] Estrutura de um projeto [br] Tema do Congresso: Dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso à sala de aula.(na cidade de Bauru)

[b]2002 – Quatro seminários realizados em duas regiões do interior do estado (São José do Rio Preto e Presidente Prudente) e dois na capital. [br][i]Tema:[/i][/b] [br] conteúdo do E.R. segundo a deliberação do Conselho Estadual de Educação de 27/7/2001.

A ASPER/SP recebeu a colaboração de vários palestrantes para o bom andamento dos Encontros e Seminários.

Em março de 2002, já com a Deliberação do Conselho Estadual de Educação. de 27/07/2001 iniciou-se a primeira capacitação de professores de Ensino Religioso, promovida pela Secretaria da Educação, destinados aos alunos de 4° e 8° séries, sob orientação de Teófilo Bacha Filho abordando os seguintes temas:

1- O Ensino Religioso e a Educação [br]2- Fundamentos epistemológicos do E.R. [br]3- O Ensino Religioso na história do Brasil [br]4- O Ensino Religioso: um novo paradigma [br]5- O Ensino Religioso como parte integrante da proposta pedagógica

Em setembro e novembro de 2002 e fevereiro, março e abril de 2003 a Capacitação do Ensino Religioso ficou a cargo da Unicamp abordando a questão das crenças, do monoteísmo e politeísmo, da diversidade religiosa como parte da cultura.

Textos Sagrados ( imagens, linguagens e comunicação; histórias das narrativas sagradas; textos e contextos ).

O pluralismo cristão ( O cristianismo desde as origens, a reforma protestante e a expansão do protestantismo no mundo ).

A Capacitação teve como enfoque a História das Religiões. É preciso ressaltar que no Estado de São Paulo os professores de Ensino Religioso antes da Deliberação do C.E.E. eram voluntários das diversas áreas do ensino, muitos com cursos de extensão de E.R. e que após a Deliberação o professor qualificado para E.R., passou a ser os de história, filosofia e ciências sociais.

A disciplina Ensino Religioso no Estado de São Paulo ainda está engatinhando, pois sabe-se que mentalidade não se muda por Decreto.

A Legislação do Estado de São Paulo na questão da Disciplina E.R. precisa ser estudada para poder atingir os objetivos propostos na sua implantação e a ASPER/SP continuará trabalhando para alcançar este ideal.

Publicado originariamente em 2003.

/ Brasil

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