São Paulo – Capacitação de professores de Ensino Religioso

beb672ca4bb8bce3dcbece02713198d3tn

São Paulo – Capacitação de professores de Ensino Religioso

Antes de abordar o Tema acima é preciso fazer as seguintes considerações:

1-A Lei n.10.783 Estadual do Ensino Religioso foi interpretada pelo Conselho Estadual de Educação ( CEE ) segundo a Deliberação n. 16 de 27/07/2001, que o Ensino Religioso deve ser dado apenas nas quartas e oitavas séries do Ensino Fundamental, tendo como conteúdo a História das Religiões para as oitavas séries e Valores nas quartas séries . O Professor habilitado foi os de História, Filosofia e Sociologia.

2- Em algumas Secretarias Municipais de Educação, ao contrário, usa-se a interpretação feita pelo FONAPER através das Capacitações de Professores oferecidas pela Asper/SP, Fonaper e Cursos de extensão em algumas Faculdades da Capital.

3-Anterior à Deliberação do C.E.E. também usava-se a interpretação do Fonaper para realizar-se as Capacitações das Escolas Estaduais, mas depois dela os Cursos de extensão foram extintos.

Neste contexto, a Capacitação dos Professores de Ensino Religioso no ano 2003 no Estado de São Paulo,ficou a cargo da Secretaria da Educação através da Unicamp onde se desenvolveram os seguintes

Temas: – Questão das crenças, do monoteísmo e politeísmo da diversidade religiosa como parte da cultura. – Textos Sagrados ( imagens,linguagens e comunicação; histórias das narrativas sagradas, textos e contextos ). – O pluralismo cristão ( O Cristianismo desde as origens, a reforma protestante e a expansão do protestantismo no mundo.) Tolerância: uma ação afirmativa

Cada Diretoria de Ensino ( 89 ao todo ) envia um assistente técnico pedagógico e um supervisor para participar da Capacitação, os quais ficam encarregados de passar o Conteúdo para os Professores de sua Diretoria.

O Grande desafio para estas Diretorias é a rotatividade de Professores e seu perfil, prejudicando a compreensão da Disciplina Ensino Religioso. Para 2004 espera-se novas Capacitações sob a responsabilidade da Secretaria da Educação Estadual..

A ASPER/SP estará batalhando para redirecionar a Disciplina Ensino Religioso.

Publicado originariamente em 2003.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image