São Paulo – Encontro de professores debate ensino Religioso Escolar

São Paulo – Encontro de professores debate ensino Religioso Escolar

O futuro do Ensino Religioso Escolar esteve em debate em Sorocaba no dia 24 de julho de 2010, quando o Sub-Regional Sul-1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que engloba a Arquidiocese local e as dioceses de Jundiaí, Itapeva, Registro e Itapetininga, aqui realizou o seu XII Encontro de Educadores, com a participação também das dioceses sufragâneas das províncias eclesiásticas encabeçadas pelas arquidioceses de Botucatu e de Campinas.

 

O tema central deste XII Encontro de Educadores do Regional Sul-1 da CNBB foi o “Ensino Religioso e Pastoral da Educação”, segundo informou ontem o professor João José Corrêa Sampaio, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Educação. O Encontro foi aberto a professores das redes pública e particular de ensino, assim como monitores de centros de atendimento a crianças, adolescentes e jovens e coordenadores de Pastoral das paróquias envolvidos com a evangelização desses segmentos em escolas e outros ambientes.

 

Foi realizado na Paróquia de São Benedito, de Vila Carvalho, situada à rua Osório Maia, 68 (próxima ao portal lateral da rua Comendador Oétterer do Cemitério da Saudade).

 O evento começou às 8 horas e encerrou com a celebração eucarística marcada para as 16 horas sob a presidência do bispo emérito da Diocese de São Miguel Paulista (Capital), dom Fernando Legal, bispo referencial da CNBB dentro do Estado de São Paulo para a Pastoral do Ensino Religioso, que também apresentou a Proposta Missionária da Igreja no Brasil para o campo da Educação e Religião. 

A PAUTA – A parte da manhã deste XII Encontro de Educadores, o primeiro que o Regional Sul-1 da CNBB promove em Sorocaba, foi preenchida por três palestras. A professora Wilma Canonaco, mestra em Ciências da Religião pela Puc-SP e secretária-geral da Pastoral do Ensino Religioso Escolar no Estado, discorrerá sobre o tema “Caminhos do Ensino Religioso Escolar: Disciplina curricular e confessional no contexto da legislação e sua identidade”, com questionamentos e contribuições sobre seu encaminhamento no âmbito público a partir do novo acordo firmado pelo Governo Brasileiro com a Santa Sé.

 

Já o professor padre Edísio Silva, filósofo, teólogo e bacharel em Letras, coordenador estadual da Pastoral do Ensino Religioso Escolar, expôs o tema “Perfil espiritual do educador: espiritualidade e missão profética do educador evangelizador” num primeiro momento e, depois, o tema “Perfil pedagógico do educador, com suas competências e metodologias de projetos e experiências em encontros de adolescentes e jovens”, tendo como referência o Documento 85 da CNBB sobre Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas, num segundo momento.

 

A tarde dedicada à partilha e convivência, com base em experiências concretas na evangelização de crianças, adolescentes e jovens nas escolas ou paróquias ou ainda nos desafios para realizar esse trabalho nos ambientes escolares.

Publicado originariamente em 04 de outubro de 2o10.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image