São Paulo – V Encontro de Escolas Católicas, em Aparecida do Norte (SP)

SAO PAULO

São Paulo – V Encontro de Escolas Católicas, em Aparecida do Norte (SP)

Nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2017 com a presença de 130 escolas de 20 estados brasileiros, conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, participam do V Encontro de Escolas Católicas, em Aparecida do Norte (SP). Com o tema “Carisma e Negócios”, o evento vai abordar, entre outros assuntos, a importância do diálogo inter-religioso, parte do trabalho que propõe o material de Ensino Religioso da Editora Positivo.

Neste evento ocorreram painéis sobre os cenários e perspectivas da educação brasileira, o Encontro contemplou uma série de debates e momentos de formação que envolvem temas como diversidade e formação religiosa, escola e família, trabalhos pastorais e campanha da Fraternidade. Uma mesa-redonda chamada “para além das fronteiras do ensino religioso na escola”, mediada pelo Professor Sérgio Junqueira, Pós-Doutor em Ciência da Religião e líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião, também pretende promover o diálogo inter-religioso.

Participam desta mesa o Rabino Pablo Berman (da Sinagoga Beit Yacoov e líder espiritual do Centro Israelita do Paraná); o professor de Sociologia e Teologia da Faculdade Leocádio José Correia (Falec), Rui Simon Paz; o coordenador de Pastoral do Colégio e Faculdade Bagozzi, Pe. José Alves de Melo Neto; o doutorando em Geografia da Religião pela UFPR, Elói Correa; e o pastor Ênio Starosky, diretor dos Colégios Luteranos de São Paulo e doutorando em Ciências da Religião pela Umesp.

A diretora pedagógica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi, explica que o objetivo do evento é aprender com o passado, debater sobre o presente e refletir sobre o futuro da educação nessas instituições de ensino. “Por meio do encontro, buscamos promover a reflexão sobre o perfil e a função das escolas cristãs no cenário atual, fortalecendo-as tanto no aspecto do carisma, como no de negócio. “Sendo a escola um espaço privilegiado para a reflexão, e de diálogo com as pessoas que pensam e creem de forma diferente, entendemos que cabe à escola colaborar com uma cultura de paz”, complementa o Padre José Alves de Melo Neto, um dos palestrantes convidados. O evento ocorre no Hotel Rainha do Brasil em Aparecida do Norte.

Foi possível discutir o projeto de Educação Religiosa para as escolas católicas com material para o Ensino Religioso e a Pastoral Escolar.

Publicado originariamente em 12 de abril de 2017.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image