Tocantins – DRE de Porto Nacional divulga o DVD da I mostra cultural afro

download

Tocantins – DRE de Porto Nacional divulga o DVD da I mostra cultural afro

Para divulgar o Resultado do Projeto de Cultura Afro Realizada em Porto Nacional, o Gruconto – Grupo de Consciência Negra do Tocantins, em Parceria com uma Diretoria Regional de Ensino Realizou o Lançamento do DVD da I Mostra Cultural Afro.
Participaram do  Encontro Diretores de Escolas, Representantes de Religiões afros descendente, alunos, coordenadores e assessores de história da DRE, MEMBROS fazer Gruconto e diretora de ensino Joana dos Reis Neres Gomes.
Durante o Evento, OS Participantes conheceram o Resultado do Projeto Cultural Afro, desenvolvidos em 2009. A Produção Foi Feita em DVD e CADA UM recebeu escola. Além disso, OS Foram Participantes sensibilizados n Aplicabilidade da Lei n º 10.639, estabelece como Que Diretrizes e bases da educação nacional, n º Incluir nenhum currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
Na Oportunidade, Representantes e entidades de Instituições Religiosas Importância da Falaram do Conhecimento da História e cultura afro-brasileira não Âmbito Escolar. Segundo o coordenador de História da Secretaria da Educação e Cultura, Maximiliano Bezerra, É Necessário Que aconteça a democratização de saberes, POIs Fazem parte Diversas religiões do cotidiano nosso. A diversidade e pluralidade permeiam o Ambiente Escolar, a história de Nossa Precisa Ser conhecida par de preconceitos Vencer os.
Para Eunete Guimarães Tavares, assessora de currículo de Ensino Religioso da DRE “Manifestações Religiosas de São Objeto de estudo da disciplina de Ensino Religioso, É preciso Conhecer n respeitá-las. Para ela, a Abrange Formação integral Corpo, Espírito e Alma, se uma escola Não Trabalhar ESTAS Três Dimensões não trabalha o Ser Humano “integral.
Muitas Dificuldades Ainda São encontradas nenhuma Ambiente escolar AO Trabalhar ESSA temática. Segundo a diretora Gladis Helena Homrich, como Primeiras logo Acontecem Dificuldades nenhum ato da Matrícula, o aluno AO preencher uma Ficha de Dados com Matrícula Referente uma cor SUA, Dificilmente Diz Que É negro, Assim como a SUA crença religiosa, SE No caso de afro descendente. HA Muito preconceito Por parte daqueles Que Estão os ENVOLVIDOS nenhuma Processo educativo.
O PROJETO
O Projeto Pelo Gruconto Foi realizado, em Parceria com um DRE, financiado com Recursos da Fundação Cultural. Durante a EXECUÇÃO Várias Foram Ações desenvolvidas com alunos dentre ELAS, oficinas de Arte na ótica da Lei 10.639, cultural afro Mostra. Além disso, Seminário Sobre Cultura e Religiões de Matriz Africana, Encontro de comunidades de terreiros e festa dos orixás.

Publicado originariamente em 15 de abril de 2010.

/ Brasil

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image