Vaticano- João Paulo II pede o ensino religioso nas escolas

download

Vaticano- João Paulo II pede o ensino religioso nas escolas

Assim se pode ler na mensagem que enviou à Congregação para a Educação Católica, instituição vaticana que tem autoridade sobre o ensino das escolas católicas, por ocasião de sua sessão celebrada em Roma.

«No contexto da globalização e do mutável cruzamento de povos e culturas, a Igreja experimenta a urgência do mandato de pregar o Evangelho e entende vivê-lo com renovado ímpeto missionário», escreve o pontífice.

«Portanto, a educação católica se apresenta cada vez mais como o fruto de uma missão que deve ser “compartilhada” por sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos», pede a carta.

«Neste horizonte marca-se o serviço eclesial oferecido pelos professores de religião católica nas escolas», acrescenta.

«Seu ensinamento contribui ao desenvolvimento integral dos estudantes e ao conhecimento do outro no recíproco respeito», constata o bispo de Roma.

«Por este motivo, é sumamente vivo o desejo de que o ensino da religião seja reconhecido em todos os lugares e tenha um papel adequado no projeto educativo das instituições escolares», conclui.

O Santo Padre discutiu este mesmo tema em 24 de janeiro no discurso que dirigiu a um grupo de bispos espanhóis. Recordou que «a juventude tem direito, desde o início de seu processo formativo, a ser educada na fé».

«A educação integral dos mais jovens não pode prescindir do ensino religioso também na escola, quando o pedem os pais, com um valor acadêmico de acordo com sua importância», indicava.

Publicado originariamente em 02 de junho de 2013.

/ Internacional

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image