2.1. Concepções e Produção Científica (Em desenvolvimento)

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2.1. Concepções e Produção Científica (Em desenvolvimento)

Memória

Os primeiros núcleos de pesquisa sobre o Ensino Religioso sobre a história, os eixos e as legislações foram estratégias para identificar não apenas a origem, mas a construção e a perspectiva do desenvolvimento deste componente curricular no cenário da educação brasileira em instituições públicas e provadas.

1ª. Fase – 2000 a 2010: Eixos do Ensino Religioso e a História Contemporânea do Ensino Religioso. Coleta e organização das fontes- Disponibilização no site do FONAPER (2003-2005), posteriormnete a organização do portal do GPER (a partir de 2005)

2ª. Fase– 2007 a 2012: Identificação e coleta de fontes e mapeamento de diferentes fontes Publicação do Relatório “Mapa da Produção Científica (2012)” – Disponibilização do Banco de dados do GPER (db.gper.com.br)

3ª. Fase – 2013 a 2017: Identificação da situação do Ensino Religioso nas 27 Unidades Federativas do Brasil (Projeto Inter-Institucional). Atualização da coleta de produção científica.

4ª. Fase – 2017 a 2020: Compreensão do Modelo Confessional de Ensino Religioso no cenário brasileiro e a sistematização do processo de produção do Ensino Religioso a partir das discussões da Base Nacional Curricular.

Objetivo

Investigar atualização do processo de construção do ensino religioso como um componente curricular no cenário brasileiro e as pesquisas sobre esta temática.

Metodologia

 Para desenvolver esta pesquisa foi realizado uma abordagem qualitativa e um método bibliográfico e documental de diferentes produções sobre o ensino religioso no Brasil.

Produtos

 

                  

                    

 

LIVRO – Ensino Religioso no Brasil 11

Consultor do CNE/UNESCO para o Ensino Religioso

CNE/UNESCO – Materiais Didáticos para o componente curricular Ensino Religioso visando a implementação do artigo 33 da Lei 9394/96 revisto na lei 9475/97

CNE/UNESCO – Provimento de professores para o componente curricular Ensino Religioso visando a implementação do artigo 33 da Lei 9394/96 revisto na lei 9475/97

Congresso Educação e Religião (2002) – Socializar as discussões sobre o Ensino Religioso, para ampliar a reflexão pedagógica, considerando a construção deste componente curricular

Ano Brasileiro do Ensino Religioso (2012) foi organizado pelo GPER em parceria com a Revista Diálogo

Colaboração na organização do Currículo de Ensino Religioso do Estado do Paraná (2006) e da Revisão Curricular de Ensino Religioso do Município de Curitiba (2015-2016)

 

Colaboração com a difusão do Ensino Religioso no Estado do Paraná:

Reunião com lideranças do ER no Paraná e o Coordenador da Comissão do ER do Conselho Nacional de Educação – articulado pelo GPER – 2014

Políticas de Formação Inicial de Professor de ER no Estado do PR – 2014

 

Pós-Doutorado – A concepção do Ensino Religioso segundo o modelo brasileiro – Raimundo Márcio Mota de Castro. O Ensino Religioso no Estado de Goiás. 2014. Universidade do Estado de Goiás. Bolsa CAPES .

Pós-Doutorado – Proposições das cosmovisões como núcleo do currículo na perspectiva da formação integral do ser humanos – Gleyds Domingues. A  investigação tem por finalidade apresentar as questões basilares sobre o sentido de ser, estar e agir no mundo propostas nas cosmovisões, como possível núcleo a ser assumido no currículo direcionado ao Ensino Religioso.

Congresso no Chile de Ciência da Religião (2017)

   

Assessoria aos Professores de Educação Básica sobre o Ensino Religioso para a Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande do Sul

Coordenação dos Grupo de Trabalho Religião e Educação na ANPTECRESOTERABHR

Seminário Temático Igreja Católica e Educação – personagens e práticas educativas – Ensino Religioso em periódicos católicos

Seminário Temático Igreja Católica e Educação – personagens e práticas educativas – Livros Didáticos

Congresso Internacional de Ensino Religioso para as Escolas Católicas (Universidade de Malta)

Eventos

2017 Congresso Internacional de Ciência da Religião do Chile Modelo do Ensino Confessional
2017 Congresso Internacional da SOTER A estrutura do Ensino Confessional
2017 Congresso da ANPTECRE O Ensino Confessional no Brasil
2017 Simpósio Sul da ABHR A história do Ensino Confessional no Brasil
2017 Colóquio de Ciência da Religião na UNICAP Impasses e Boas Práticas do Ensino Religioso
2018 Sindicato das Escolas Particulares de Brasília O Ensino Religioso e a BNCC
2018 Congresso Internacional de Ensino Religioso na Escola Católica – Universidade de Malta Proposta pedagógico para o Ensino Religioso: caso do Brasil

 

Subprojetos

2.1.1. Concepção do Ensino Religioso (Em desenvolvimento)

2.1.2. Produção Científica (Em desenvolvimento)

 

 

/ Projeto

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