02. Concepções e Recursos do Ensino Religioso

Imagem12

02. Concepções e Recursos do Ensino Religioso

Memória

As pesquisas sobre o Ensino Religioso promovidas pelo Grupo de Pesquisa Educação e Religião foi o segundo tema iniciado pelos pesquisadores, porém o que assumiu maior relevância em decorrência da premência de compreensão da identidade e articulação deste componente curricular. No período de 2001 a 2005 foram desenvolvidos dois núcleos inicialmente sobre a história contemporânea e a identidade pedagógica do ensino religioso no contexto da escola, seja como espaço público ou privado. O segundo núcleo foram os eixos propostos pelo Parâmetro Curricular do Ensino Religioso, posteriormente foram coletadas fontes como as legislações, cursos de formação de professores, produção científica: livros, artigos, teses e dissertações, artigos em eventos e disponibilizados no portal do GPER (2006 a 2008). A partir da articulação desta produção foi elaborado o Mapa da Produção Científica do Ensino Religioso e publicado (2009 a 2013), disponibilizado em uma plataforma em 2014 (db.gper.com.br). Visando consolidar a história contemporânea do Ensino Religioso com apoio do Grupo de Trabalho Educação e Religião da Associação de Programas de Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) foi organizado a identificação e sistematização da situação das 27 unidades federativas do Brasil (2013-2015). Paralelamente foram realizadas pesquisas sobre recursos para compreensão da identidade da disciplina inicialmente entre 2005 a 2009 a identificação e análise dos recursos tecnológicos  para este componente curricular e o estudo piloto da Coleção Redescobrindo Universo Religioso. Seguido da compreensão do espaço como mediação para o estudo do religioso com o Projeto “O Sagrado nas Aguas do Paraná Estudo sobre a Geografia da Religião, Mapeamento religioso do Paraná (acervo fotográfico)”  (2006-2008). Este estudo colaborou para a construção de uma vídeo aula sobre os “Espaços Sagrados de Curitiba: uma estratégia para o Ensino Religioso” produzido pra a Arena Digital (2012-2014). Em decorrência do envolvimento do espaço como mediação foi articulado o projeto “Clique do sagrado” , o uso de imagens para construir a compreensão do religioso (2015). Com avanço do uso da tecnologia como estratégia formadora passou a compreender as Redes Sociais como espaço de formação e educação, assim como análise da identidade do Ensino Religioso a partir dos livros didáticos para refletir sobre a importância dos saberes do livro didático na formação continuada de professores para esse componente curricular. (2013-2015), finalmente o uso da literatura infantil como recurso didático para o desenvolvimento de conceitos formadores (2015). A partir da organização do Instituto de Pesquisa e Formação estes núcleos foram consolidados em dois projetos, o primeiro que articula a história, concepções e a produção científica sobre o ensino religioso. O segundo a organização dos conteúdos e os recursos didáticos com destaque para os livros didáticos brasileiros para esta disciplina.

Objetivo

Analisar o contínuo processo de construção da identidade do ensino religioso como componente curricular no cenário da educação brasileira e seus diferentes recursos e estratégias de ensino objetivando a integração com a formação docente.

Palavras-Chave

História; Epistemologia; Identidade; Interdisciplinaridade, Recursos, Tecnologias

Setores de aplicação

Educação Superior, Educação Básica, Outras atividades de ensino.

Pesquisadores

Claudia Regina Condello Candido de Oliveira Kluck

Edile Maria Fracaro Rodrigues

Fabio Lanza

Taciane Terezinha Jaluska

Valeska Freman Bezerra de Freitas Silveira

Projetos

2.1. Concepções e Produção Científica (Em desenvolvimento)

2.2. Recursos Didáticos (Em desenvolvimento)

Produção

PRODUCAO – ENSINO RELIGIOSO

 

/ Programa

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image