3.2. Formação Inicial e Continuada do Professor de Ensino Religioso (Em desenvolvimento)

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3.2. Formação Inicial e Continuada do Professor de Ensino Religioso (Em desenvolvimento)

Memória

No ano de 2006 inicia com destaque a pesquisa específica sobre a formação do professor de Ensino Religioso no cenário brasileiro Porém, desde a origem do GPER existe uma preocupação em apoiar a formação como ação extensionistas dos pesquisadores, divulgando os resultados das pesquisas em conferências, palestras e cursos..

Período

1a. Fase – 2001 – 2012 – Experiências de Formação Continuada (Extensão): Organização de atividade para identificar o percurso de formação continuada para o professor de Ensino Religioso.

2a. Fase  – 2006 – 2016-  História da Formação do Professor de Ensino Religioso: Mapeamento dos cursos de formação no cenário nacional.

3a. Fase  – 2013-2014- Formação Continuada em plataformas: Analisar a identidade do Ensino Religioso a partir das REDES SOCIAIS e das instâncias de formação docente dessa área de conhecimento.

4a. Fase  – 2017 – 2020: Atualização do quadro formador no cenário brasileiro mapeamento dos cursos de formação no cenário nacional.

Objetivo

Investigar processos de formação de professores, considerando as diferentes dimensões das práticas educativas e as múltiplas perspectivas sócio-políticas e culturais, problematizando e analisando as ações e reações aos processos que visam a articulação entre teoria e prática na formação inicial e continuada compreendo a diversidade cultural religiosa.

Metodologia

Para desenvolver esta pesquisa foi realizado uma abordagem qualitativa e um método bibliográfico e documental de identificação de informações sobre os projetos de formação de professores.

Produtos

          

 

JUNQUEIRA, Sérgio; RODRIGUES, Edile. A relação entre a formação do professor e a identidade do ensino religioso. Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação de professores. V. 5. N. 08, 2013.

Seminário de Capacitação Docente (Parceria com FONAPER – 2001)

 

Painel Educação e Religião (2004)

  • 1ª. Teleconferência – Sobre diferentes concepções de morte: Catolicismo; Candomblé; Budismo;
  • 2ª. Teleconferência – Refletindo a partir das diferentes concepções de morte: Psicólogo; Enfermeira; Pedagogo ;
  • 3ª. Teleconferência – Sobre diferentes concepções de rito: Umbanda; Islamismo; Indígena ;
  • 4ª. Teleconferência – Refletindo a partir das diferentes concepções de rito: Ator;
  • 5ª. Teleconferência – Sobre diferentes concepções de Textos Sagrados: Espiritismo; Fé Bahái; Hinduísmo ;
  • 6ª. Teleconferência – Refletindo a partir das diferentes concepções de Textos Sagrados: Teatrólogo; Poeta; Filósofo;
  • 7ª. Teleconferência – FUNDAMENTALISMO: refletido por um Geógrafo; Filósofo

Sala do Professor – MAPER (2007-2009)

    

  • 1a. Fase: Projeto Sala do Professor – Programa 1;História do Ensino Religioso no Brasil. Capítulo 1 – Século XVIII – Império Austro Húngaro ;História do Ensino Religioso no Brasil. Capítulo 2 – Ensino Religioso Confessional no Brasil Colônia e Império. ;História do Ensino Religioso no Brasil. Capítulo 3 – Ensino Religioso na República Brasileira até 1934 ;História do Ensino Religioso no Brasil. Capítulo 4a – Ensino Religioso na República Brasileira de 1934 a 1997 ;História do Ensino Religioso no Brasil. Capítulo 4b – Ensino Religioso na República Brasileira de 1934 a 1997 ;Ensino Religioso na República Brasileira a partir de 1997. Capítulo 5 ;Diversidade Religiosa. Capítulo 6 ;Diversidade Religiosa e Direitos Humanos (Parte 1) ;Diversidade Religiosa e Direitos Humanos (Parte 2)
  •  2a. Fase: A origem da religião. Apresentação Luiz Alberto.; A morte. Convidado especial Cloves Antonio de Amissis Amorim. ;As diretrizes do ensino religioso no estado do Paraná com a convidada Profª Edile Maria Fracaro Rodrigues.; Entrevista com membros da equipe do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria de Educação do Estado do Paraná Elói Corrêa dos Santos e Carolina do Rocio Nizer.; Entrevista com o padre Joachim Andrade sobre a arte e religião.

Experiências de Formação Continuada (Extensão):

Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Religioso (Parceria com Associação de Educação Católica – AECPR e PUCPR)

+ Gestão Pedagógica do Curso (2003)

    

Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Religioso (Parceria com Associação de Educação Católica – AECPR e Faculdades Bagozzi)

+ Gestão Pedagógica do Curso (2005-2007)

   

Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Religioso – UNINTER

+ Modalidade EAD (2008-2012)

Pós-Doutoramento: Formação de Professores – Lourival José Martins Filho. 2012. Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-Doutoramento: Discurso e prática: análise de pesquisas científicas e produções acadêmicas de diferentes autores sobre formação de professores de ensino religioso, realizadas entre 2001 – 2015- Lurdes Caron. A pesquisa trabalha com análise dos discursos registrados em pesquisas de Mestrado e Doutorado, bem como em produções acadêmicas publicadas, por diferentes autores sobre Formação de Professores de Ensino Religioso entre 2001-2015.

Projeto Formação Continuada  (2013 a 2014) – Presencial (Piloto para on line)

     

  • Fundamentos do Ensino Religioso (On line) – 68 Concluintes
  • Diversidade e Ensino Religioso (On line) – 15 Concluintes
  • O que ensinar ? (On line) – 19 Concluintes
  • Espaço Sagrado (On line) – 24 Concluintes
  • Lideranças Religiosas (On line) – 05 Concluintes
Ao longo do período de 2000 a 2016 na PUCPR foi possível atuar como docente na Graduação e Pós-Graduação para exercitar a efetividade dos conteúdos para formação docente.

Graduação:

  1. Curso de Pedagogia (2000 a 2009)
  2. Curso de Formação de Professores (2000 a 2006)

– Fundamentos e Metodologia do Ensino Religioso (2000 a 2006)

-Paradigmas e Metodologia do Ensino Religioso (2000 a 2002)

-Metodologia do Ensino Religioso, História e Geografia (2003 a 2009)

  1. Cursos Diversos (Informática, Engenharias, Pedagogia, Turismo)

– Cultura Religiosa (2012-2014)

  1. Curso de Turismo

-História (2012)

-Geografia (2013)

  1. Curso de Teologia

-Métodos de Pesquisa (2013-2016)-

Stricto Senso (Mestrado – Doutorado)

  1. Mestrado em Educação

-Fundamentos e Metodologia do Ensino Religioso (2001 a 2006)

-Pesquisa da Pedagogia Religiosa (2001 a 2006)

-História da Formação de Professores (2007 a 2009)

-Cultura e Educação (2007 a 2009)

-Temas de Educação (2009)

  1. Mestrado /Doutorado em Teologia

-Temas de Educação (2010-2012)

-Metodologia e Conteúdo de Ensino Religioso (2010-2012)

-Seminário de Projetos (2014 – 2016)

Programa de Iniciação Científica (PIBIC) – Formação de Professor

 

Planejamento (2018/2019)

  1. Pós-Doutorado sobre os Saberes Docentes no Programa de Ciências da Religião na Universidade Estadual do Pará
  2. Artigo – Diretrizes para a formação de professores (2019)

 

Relatório Parcial

O estudo sobre a formação docente é parte da história de pesquisa do GPER. A partir da oportunidade de compreender os Saberes Docentes em profissionais formados especificamente para a docência do Ensino Religioso permitirá ampliar a leitura dos pressupostos para a formação de profissionais desta área.

 

/ Projeto

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