03. Formação Inicial e Continuada para a Diversidade

Imagem15

03. Formação Inicial e Continuada para a Diversidade

Memória

O Grupo de Pesquisa Educação e Religião criado no ano de 2000 com objetivo de compreender a interferência do universo religioso na educação brasileira inicialmente ocupou-se das instituições confessionais católicas de educação básica e educação superior. Progressivamente ampliou para o estudo do ensino religioso como componente curricular em instituições públicas e privadas. Porém, como o grupo estava integrado no Programa de Pós-Graduação em Educação, este tendo como área de concentração a formação de professores, assumiu no ano de 2006 estas temática como uma de suas linhas de pesquisa. Quanto o Instituto de Pesquisa e Formação assumiu o GPER a questão da formação e da diversidade passou a ser considerado um programa específico. O primeiro projeto específico desenvolvido foi o mapeamento dos cursos de graduação, especialização pós-graduação para a formação dos profissionais do ensino religioso. Este mapeamento subsidiou a produção de pós-doutoramento, tese de livre docência, assim como a elaboração de um texto como referência para identificação do perfil da formação de professores. Enquanto que a temática da diversidade foi assumida pelo GPER a partir de 2007 com estudos sobre a compreensão do conceito e a diversidade com destaque para a diversidade étnico racial e a de gênero e orientação sexual para atender a uma solicitação da secretaria estadual de educação do Paraná para formação continuada de professores do sistema de ensino (2007-2011). Posteriormente visando compreender o conceito de diversidade por parte de professores em serviço  utilizando como espaço as escolas do Sistema SESI realiza-se um percurso de identificação dos conceitos objetivos e subjetivos para orientar a questão de formar para a diversidade (2015 – 2016). Este projeto está vinculado a pesquisas internacionais, inicialmente a Universidade La Salle de Bogotá que desde 2013 foi iniciado um percurso de estudo sobre a compreensão da diversidade entre docentes destas duas realidades. De esta forma compreender a formação inicial e continuada do profissional  que atuam com a leitura religiosa a partir da diversidade é o desafio deste projeto.

Objetivo

Investigar processos de formação de professores, considerando as diferentes dimensões das práticas educativas e as múltiplas perspectivas sócio-políticas e culturais, problematizando e analisando as ações e reações aos processos que visam à articulação entre teoria e prática na formação inicial e continuada compreendo a diversidade cultural religiosa.

Palavras-Chave

Formação Inicial, Formação Continuada, Processo Pedagógico; Teoria e Prática.

Setores de aplicação

Educação Superior, Educação Básica, Outras atividades de ensino.

Pesquisadores

David Vides San Juan

Elivaldo Serrao Custodio

Sandra Aparecida Gurgel Vergne

Projetos

3.1. Formar para a Diversidade (Em desenvolvimento)

3.2. Formação Inicial e Continuada para o Ensino Religioso (Em desenvolvimento)

Produção

PRODUCAO – FORMACAO E DIVERSIDADE – IPFER

/ Programa

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image