3.1. Formar para a Diversidade (Em desenvolvimento)

Imagem15

3.1. Formar para a Diversidade (Em desenvolvimento)

Memória

Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso em 1997 os temas transversais propostos pelos PCNs do governo brasileiro estiveram presentes nas diferentes propostas deste componente  curricular, inicialmente as questões étnico-racial e progressivamente outros temas como gênero e  meio ambiente. Com esta perspectiva pesquisadores do GPER desenvolveram alguns trabalhos com destaque para a compreensão da temática genérica sobre diversidade, elementos étnico racial e sobre orientação sexual e gênero.

Período

1ª. Fase – 2007 – 2016 – Por solicitação da Secretaria do Estado de Educação do Paraná verificou a questão de gênero e orientação sexual para subsidiar os professores de ensino religioso do sistema de ensino em consequência de questionamentos do uso da disciplina para difusão de preconceito com a comunidade LGBTI. Para tal foi realizada uma pesquisa sobre o que as tradições religiosas orientam sobre a questão de gênero e orientação e como a comunidade LGBTI compreende a experiência religiosa.

2ª. Fase –2009 – 2012 Conceitos de Diversidade – ao longo deste período foram identificados os conceitos de diversidade na formação do professor e sua aplicação na proposta das questões étnico-racial.

3ª. Fase – 2013-2016 –  Projeto em parceria com a Universidade La Salle de Bogotá para verificar a questão da Diversidade Cultural na formação de professor no contexto de Curitiba e de Bogotá.

4ª. Fase – 2017-2020 – Revisão e aprofundamento da questão da diversidade como a intolerância, questão étnico-racial e sobre a compreensão da orientação sexual para a formação de professores.

Objetivo

Estabelecer fundamentos para favorecer a reflexão sobre aspectos da diversidade com o diálogo aplicado ao ensino religioso no cotidiano da sala de aula.

Metodologia

Para desenvolver esta pesquisa foi realizado uma abordagem qualitativa e um método bibliográfico e documental de identificação de informações sobre a diversidade e sua relação com o ensino religioso.

Produtos

Diversidade Gênero e Orientação Sexual – Projeto Amor Sacralizado e o Amor banido

Curso de extensão (15h/a) – 2015

  

Programa de Iniciação Científica

Seminário da Diversidade para Professores de Pinhais (PR) e para 300 alunos do EJA de Pinhais

  

Parceria de Pesquisa com a Universidade La Salle de Bogotá – Coordenadora Profa. Dra. Amparo Novoa

    

 

Mapeamento conceitual e análise de documentos docentes. Compreensão de Diversidade para Professores da Rede SESI.

     

Pós- Doutoramento sobre a questão da Diversidade da Profa. Dra. Aurenea Maria de Oliveira

Subprojetos

3.1.1. Relação Etnico- Racial e o Ensino Religioso (Em desenvolvimento)

3.1.2. As tradições religiosas e a Orientação Sexual – Amor sacralizado e amor banido (Em desenvolvimento)

 

 

/ Projeto

Compartilhar esta Notícia

Comentários

Sem comentários até o momento.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image