1.1. Identidade da Pastoral Escolar na educação Básica (Concluído)

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1.1. Identidade da Pastoral Escolar na educação Básica (Concluído)

Memória

O artigo vinte da Lei de Diretrizes e Base da Educação Básica do Brasil reconhece a educação confessional. Especificamente sobre a educação confessional nas escolas religiosas os estudos ocorrem na perspectiva da sistematização histórica das instituições. Porém, a dinâmica e opções pedagógicas destas instituições ainda por serem sistematizados estes estudos. Com destaque para o trabalho da pastoral escolar que é um espaço estabelecido nas escolas religiosas católicas visando articulares atividades religiosas no cotidiano escolar.

Este foi o primeiro projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Educação e Religião desenvolvida a partir do mapeamento de documentos sobre o cotidiano das escolas maristas na região do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás para verificar quais as atividades religiosas eram desenvolvidos nestas instituições visando apoiar a identidade da escola. Posteriormente foram realizados seminários com apoio da Associação de Educação Católica do Paraná (AEC- PR) com instituições de educação básica católica de todo o estado com o mesmo objetivo proposto para as escolas maristas. Finalmente, foi realizada uma série de seminários com escolas maristas do estado de Santa Catarina. O resultado destas coletas de dados documentais e de seminários com coordenadores e pastoralistas permitiu a elaboração de textos visando à sistematização de uma ampla reflexão sobre a identidade e realidade das escolas confessionais católicas e da pastoral nestas instituições. De forma complementar ocorreram dois questionários aplicados em todo o país, o primeiro em 2003 em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Associação de Escolas Católicas e o segundo em 2013/14 pela Associação de Educação Católica sobre a realidade das atividades religiosas nas instituições confessionais.

Período

1ª. Fase – 2001-2004:

Definir e estruturar a concepção da Pastoral Escolar no cenário brasileiro.

2ª. Fase – 2013-2014:

Atualização das informações sobre a concepção de Pastoral escolar no cenário brasileiro,

Objetivo

Sistematizar os elementos constitutivos da Pastoral escolar da Educação Básica Confessional.

Metodologia

Para desenvolver esta pesquisa foi realizado uma abordagem qualitativa e um método comparativo analítico, pois a partir dos dados coletados na prática e documentos das instituições de educação básica, assim como no magistério da Igreja Católica foram estabelecidos os referenciais para estabelecer a identidade de uma pastoral escolar e da identidade destas instituições.

Produtos

               

Trilogia organizada para explicitar os fundamentos da Pastoral Escolar

 

           

Estudos complementares

 

Relatório Final

O projeto permitiu identificar e sistematizar os elementos estruturantes da Pastoral Escolar para as instituições de educação básica católica no cenário brasileiro. O resultado deste processo de pesquisa foi com certeza a trilogia de fundamentos para estruturação de uma proposta para a Pastoral Escolar.

/ Projeto

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