2.2. Recursos Didáticos (Em desenvolvimento)

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2.2. Recursos Didáticos (Em desenvolvimento)

Memória

Uma das áreas que exigiu um desenvolvimento específico foi à questão da didática e de e seus recursos para executar o Ensino Religioso no cotidiano escolar. Primeiro núcleo explicita a relação do Ensino Religioso como uma área de aplicação da Teologia e das Ciências da Religião, cujos elementos ao longo da História da Educação têm influenciado diretamente seu fazer pedagógico. Por ser componente do currículo da Educação Básica de instituições públicas e particulares, de acordo com as leis brasileiras que regem historicamente a temática, se observa que desde a década de trinta, a estrutura desta disciplina assume perfis diferenciados, sendo que o principal mecanismo de divulgação da seleção dos conteúdos e das opções metodológicas são os livros didáticos, que simultaneamente corroboraram para orientar a organização da disciplina e a formação dos professores, pois além de servirem como orientação do perfil curricular, ainda influenciam diretamente a capacitação docente. Dentre as referências que interfere na materialidade do Ensino Religioso é o livro didático publicado no país, destacado, portanto, para o tema a ser investigado ao deparar-se com a seguinte questão: quais seriam a identidade do Ensino Religioso e as implicações didáticas do modelo cultural-religioso presente nos diferentes livros didáticos publicados entre 1995 a 2010, perceptíveis na formação continuada para o professor de Ensino Religioso. Sendo esta uma pesquisa qualitativa do tipo “estado do conhecimento” que procura realizar uma análise da produção de um tema organizado em um período estabelecido de tempo que contribui para revelar temáticas e metodologias que são priorizadas pelos pesquisadores, oferecendo elementos importantes para aprimorar a pesquisa em um determinado campo do saber. Estes mapas são fundamentais para acompanhar a constituição de uma área do conhecimento, pois revelam os temas que permanecem ao longo do tempo, assim como as tendências ou os temas silenciados. Ocorreu ainda a pesquisa para ampliação dos critérios de análise dos livros didáticos e a questão do espaço aplicado aos textos didáticos. Que culminaram com a elaboração da coleção para os anos iniciais do ensino fundamental produzido pela Editora Piá de Curitiba. O segundo núcleo dos espaços sagrados surgiu como estudo de uma prática proposta pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba para o trabalho junto aos alunos visando compreender o uso do espaço sagrado como estratégia de aprendizagem. O terceiro núcleo são as Redes Sociais e a questão da informática que se fundamenta a partir da constatação de que a pesquisa sobre a contribuição das REDES SOCIAIS à formação do professor de Ensino Religioso ainda é incipiente. Esta de pesquisa não só contempla tal constatação como almeja identificar elementos plausíveis à formação docente em serviço nos discursos textuais e registros iconográficos. Assenta-se, enfim, na percepção de que analisar o processo de educação formal a partir do enfoque de cultura material escolar significa aterem-se a focos específicos de percepção e investigação, tais como: — os encaminhamentos pedagógico-curriculares do processo de ensino-aprendizagem; — os programas de formação docente inicial/continuada ofertados no Brasil; — as tendências de manutenção ou de inovação pedagógica que se manifestam em relação à cultura escolar.— a resistência ainda imperante ante o diferente de si, seja ele de âmbito cultural, religioso, gênero, étnico ou econômico. Pelo exposto, a identidade do Ensino Religioso constitui-se, enquanto tema em ponto de convergência de uma pesquisa cuja intencionalidade é identificar a maneira como se encontram contemplados objetivos, pressupostos pedagógicos, elementos formativos nos discursos textuais e registros iconográficos nas REDES SOCIAIS. Outra proposta que nasce do ensino como uma das atividades propostas para disciplina de Cultura Religiosa no primeiro semestre de 2015 foi O CLIQUE DO SAGRADO. A proposta da atividade é fotografar, utilizando celular ou câmera fotográfica, uma cena do cotidiano ou espaço que remeta a uma expressão religiosa. É necessário também inserir comentário sobre o que a cena representa qual a motivação para a foto ou algo relacionado a um dos textos de apoio. Ou seja, a partir do uso de novas tecnologias pretende construir um referencial para favorecer uma maior articulação com os estudantes no campo dos estudos da religião. Sendo que o quarto núcleo sobre a literatura como recurso tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento cultural religioso de crianças e adolescentes ao longo de sua escolarização no ensino fundamental, visando contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual, com a focalização para a importância que a literatura infantil possui, ou seja, que ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessárias ao ato de ler. De acordo com as idéias acima, percebe-se a necessidade da aplicação coerente de atividades que despertem o prazer de ler e compreendam a diversidade cultural religiosa da sociedade. ´Este núcleo ainda precisa ser mais desenvolvido. Este projeto é complexo, porém permite o fazer pedagógico do Ensino Religioso.

1ª. Fase – 2005-2009:  Estudo piloto da Coleção Redescobrindo Universo Religioso. Identificação e análise de recursos tecnológicas para o Ensino Religioso.

2ª. Fase – 2006 a 2008: O Sagrado nas Aguas do Paraná. Estudo sobre a Geografia da Religião, Mapeamento religioso do Paraná (acervo fotográfico)

3ª. Fase – 2012 a 2014: Espaços Sagrados de Curitiba: uma estratégia para o Ensino Religioso. Produção Open Class sobre Espaços de Curitiba (Arena Digital)

4ª. Fase – 2013-2017: Analisar a identidade do Ensino Religioso a partir dos livros didáticos para assim refletir sobre a importância dos saberes do livro didático na formação continuada de professores para esse componente curricular. (PIBIC/PIBICJr). Elementos para análise dos livros didáticos (Projeto Universal) e a aplicação do espaço sagrado nos textos didáticos (Projeto de Pós-Doutorado – UFPR)

5ª. Fase – 2015-2016: Organização da atividade e o estabelecimento dos fundamentos conceituais e sua relação com a prática docente (Produto – texto de referência). Templos: sagrado e cultura Articulação do espaço como metodologia para o ensino religioso. 2015-2016  Estabelecimento dos fundamentos conceituais e sua relação com a prática docente (Produto – texto de referência)

Objetivo

Investigar estratégias e recursos para o desenvolvimento de ações para o apoio ao ensino e aprendizagem do ensino religioso no espaço escolar.

Metodologia

 Para desenvolver esta pesquisa foi realizado uma abordagem qualitativa e um método bibliográfico e documental de diferentes produções sobre o ensino religioso no Brasil.

Produtos

           

Eventos

Educere (2015) – Livro Didático

ANPTECRE (2015) – Livro Didático

Fórum Internacional do Ensino Religioso (Lisboa – 2015) – Livro Didático

       

Programa de Iniciação Científica – PIBIC sobre o Ensino Religioso

        

Coleção de Livro Didático de Ensino Religioso (Consultoria – Editora Piá)

          

Formação para o uso da Coleção de Ensino Religioso

     

Projeto Sagrado nas Águas do Paraná

Exposição de Fotografias do Projeto

Lançamento do Livro no Colégio SESI

Projeto Arena Digital – Espaços Sagrados em Curitiba

      

 

Entrevista com a Coordenação do Projeto Trilhas do Sagrado

Reunião com a Equipe (2015) sobre o uso de Literatura no Ensino Religioso

Programa de Iniciação Científica – PIBIC

Midias e Informática

 CLIQUE DO SAGRADO

 

 

Subprojetos


2.2.1. Estratégias para o ensino (Em desenvolvimento)

 

/ Projeto

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