IPFER
IFPER - News - No. 569 / Ano 14
 
 

Editorial

Este ano de 2018 estamos revisando estes últimos dezoito anos de notícias sobre o Ensino Religioso no cenário brasileiro. Já verificamos as regiões Norte e Centro-Oeste. Identificamos que os Estados do Norte estão mobilizados buscando organizar eventos, processos formativos por meio das Instituições de Ensino Superior e de suas associações. Enquanto a Região Centro-Oeste não tem registro de um movimento de divulgação e apoio ao Ensino Religioso.
Chegamos a Região Nordeste, com seus nove estados, compreendendo três programas de Ciências da Religião (Pernambuco – Sergipe – Paraíba), com três licenciaturas (Paraíba – Rio Grande do Norte – Sergipe). Com a presença de evento, mobilizações. Estados como Piauí, Bahia, Maranhão, Ceara, Alagoas e Sergipe têm poucas informações. Enquanto Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte existem uns movimentos.
Caso queira revisitar as notícias:

Alagoas         26 noticias                 01 a 11 de novembro
Bahia             15 noticias                12 a 19 de outubro
Ceará             27 notícias               20 a 30 de outubro
Maranhão      11 noticias                09 a 13 de outubro
Paraíba          71 notícias               04 a 16 de dezembro
Pernambuco 33 noticias               12 a 22 de novembro
Piaui                27 notícias             18 a 29 de setembro
Rio Grande do Norte   35 noticias       23 de novembro a 04 de dezembro
Sergipe                        10 noticias 30 de setembro 08 de outubro

Caso queira conhecer Diretrizes e Programas da Região Nordeste

Caso queira conhecer as Legislações do Nordeste

 
  banner_noticias  
 

Pará - Redenção: II Oficina de Ensino Religioso

Ocorreu no dia 16 de maio de 2016,  no auditório da UEPA, a formação em Ensino Religioso para os professores da rede pública municipal de 4º ao 9º Ano, ministrada pelo o Bispo Dom Dominique, da Diocese de Conceição do Araguaia. Ensino Religioso tem as colaboradoras Lúcia Aurélio e Suraia. O objetivo da oficina foi…
 

Rio Grande do Sul - 6ª CRE promove Formação Continuada de professores de Ensino Religioso

A 6° Coordenadoria Regional de Educação promoveu este mês a segunda edição do Curso de Formação Continuada de Professores de Ensino Religioso com o tema Valorização, Ética e Espiritualidade: Reconheça-te. O curso concentra 10 encontros e se configura em formado EAD com material de apoio, totalizando 100 horas. O objetivo é reunir um grupo de…

Ceará - Feira da Cultura Religiosa na Escola Dr. Geraldo Gomes de Azevedo em Itapipoca

No dia 20 de abril de 2018 a Escola Dr. Geraldo Gomes de Azevedo realizou sua I Feira de Cultura Religiosa. O objetivo do evento foi levar os estudantes do 8º ano a conhecer e compartilhar informações sobre as mais variadas manifestações e práticas religiosas. Os estudos fundamentam-se em três critérios básicos: o respeito do…

 
 

Pará - ACREPA empossa novo presidente

No dia 01 de julho de 2016 às 16 horas na EEEFM Marechal Cordeiro de Farias, ocorreu a cerimônia solene de posse do novo presidente da Associação dos Cientistas da Religião do Estado do Pará – ACREPA, onde o Prof. Anderson Costa repassou a presidência da mesma para o…

 

Paraná - Professores de Ensino Religioso participam de visita técnica à Igreja Messiânica Professores de Ensino Religioso participam de visita técnica à Igreja Messiânica

Professores da Rede Municipal de São José de Pinhais que ministram Ensino Religioso nas escolas participaram da atividade complementar promovida pela Secretaria Municipal de Educação – Coordenação de Ensino Religioso no dia 20 de abril de 2018.

Divididos em dois grupos de professores, a visita técnica foi realizada na Igreja Messiânica, localizada no centro de…

Argentina - Bispos argentinos defendem o ensino religioso nas escolas

Sob o título "Escola um lugar para todos", os Bispos da província de Tucumán na Argentina, tornaram público um comunicado no qual defendem o ensino religioso nas escolas. Isto ocorre por causa de alguns pais tucumanos que recentemente apresentaram um amparo à justiça local para que se deixe de ensinar a religião nas escolas públicas…